A Igreja confiou a obra de propagação da fé ao processo de evangelização que inicia ainda na infância. É através dessa caminhada que o setor juventude da Arquidiocese de Teresina convida a juventude para um importante momento que assume esse compromisso: a Semana Missionária da Juventude. O encontro arquidiocesano acontece simultaneamente à Semana Missionária Nacional e, nesse ano, terá como sede a Paróquia Nossa Senhora dos Remédios, em União.
“União sempre foi um referencial para nossa Igreja quanto a realização de importantes momentos missionários e nada mais justo que nossa Juventude dizer sim ao pedido do Papa Francisco e assumir um perfil de Igreja em saída. O público dessa semana é a juventude, mas todos que integram os demais grupos e movimentos da nossa Igreja também estão convidados”, reforça padre Amarildo Pontes, coordenador do Setor Arquidiocesano de Juventude.
A Semana Missionária da Juventude tem início no dia 07 de setembro e os interessados em participar devem realizar as inscrições através de um blog que está em fase de implantação. “Nesse momento, disponibilizo o meu telefone, (86) 99525-1105, para maiores informações e para suprir dúvidas que possam vir a surgir”, diz o padre Amarildo.
O sacerdote reforça o apoio e valoriza que o momento vai possibilitar aos jovens “viver aquilo que é próprio do ser Igreja: vivência espiritual intensa, formações, rodas de conversas com temáticas de interesse do público, caridade e fraternidade no sentido de ser acolhido pela comunidade que vai nos abrigar e também, em troca, levar a nossa mensagem de amor que vem de Cristo”, avalia.
Na programação estão previstas ainda visitas a hospitais, momentos de oração nas casas de famílias, e distribuição de mudas de árvores. “Estamos bem felizes com a realização desse momento porque iremos proporcionar aos nossos jovens vivências em comunidade. Eles serão fortalecidos na sua fé. Será enriquecedor para esse público que tem o dom da animação”, pontua.
Para participar o interessado deve fazer o investimento de R$ 50,00 (cinquenta reais). Esse valor inclui um kit (contendo camisa, mochila e boné). De acordo com a organização, as paróquias que são sede dos grupos e movimentos irão assumir os custos de transporte e a paróquia Nossa Senhora dos Remédios que sediará o momento “irá se responsabilizar pela hospedagem e alimentação dos jovens missionários”, finaliza padre Amarildo.
Por Vera Alice Brandão