A Arquidiocese de Teresina recebe representantes de 5 estados da Região Nordeste, e coordenadores do Diretório Nacional da Pastoral da Criança, em um Encontro Regional. Realizado que está sendo realizado no Centro de Treinamento Padre Tony Batista, o momento tem como tema “Um Sim por Amor , um Sim pelo Amor. Em 2017, a Pastoral celebra 34 anos de história e tem por objetivo reavaliar ações e se reinventar em sua missão. A programação segue até o dia 11.
“A Pastoral da Criança não é mais uma novidade. Ela foi uma criação brasileira que se espalhou pela Igreja de todo mundo há 34 anos. Então, acredito que este é um momento de se traçar novas estratégias e de se debater a que estamos nos propondo para sermos esses instrumentos que Deus deseja”, explica o arcebispo de Teresina, dom Jacinto Brito, que fez a acolhida dos visitantes.
A abertura do encontro contou foi marcada por momentos de fortalecimento espiritual. A mística foi conduzida pelo padre Antônio Cruz da paróquia Nossa Senhora de Lourdes que destacou a importância de estar sempre reavaliando o ser missionário. Vinda de Curitiba (PR), a coordenadora nacional da Pastoral da Criança também comentou que este é momento de se auto avaliar e assumir novos desafios à frente do grupo.
“O Brasil tem 9 milhões de crianças na faixa etária que atendemos, que é a de menores de 6 anos. Hoje, atendemos cerca de 1 milhão de crianças. É pouco. Precisamos nos reinventar para expandir a nossa atenção básica. E é claro que momentos como este são ainda para se passar as deliberações do Diretório Nacional”, conta coordenadora Nacional, irmã Veneranda Alencar.
Uma das novidades apresentadas para auxiliar na missão da pastoral foi um aplicativo para celular. A princípio disponível apenas para plataforma Android, o APP vem para contribuir com o trabalho dos missionários que andam de casa em casa atendendo as crianças brasileiras mais carentes em suas necessidades e que precisam anotar as realidades para as estatísticas.
“O aplicativo é opcional e tem por objetivo substituir o uso do papel. Também buscamos agilizar o envio de informações, que hoje é feito por intermédio dos Correios. O mundo se modernizou, e nós precisávamos desse APP para facilitar as missões”, conta a membro do diretório Nacional da Pastoral da Criança Daiane Kovalski que também participou do desenvolvimento do aplicativo.
Para baixar APP basta procurá-lo no Google Play, pelas tags , Pastoral da Criança e Visita Domiciliar.
Por Lívio Galeno