O programa Em tuas Mãos exibiu nesta semana, uma entrevista com o padre Walfran Rios, vigário paroquial da paróquia de Nossa Senhora do Amparo e mestre em Mariologia. O sacerdote falou sobre a trajetória e a alegria de Maria ao longo de sua caminhada missionária. O padre explicou que Maria costuma ser descrita como uma mulher mais recolhida, orante e com perfil de contemplação. “Mas ressalto que nos últimos anos, estudos bíblicos e teológicos tem evidenciado essa dimensão de Maria com um perfil mais alegre. Maria foi uma mulher feliz e não é a toa que o Papa Francisco a chama de Mãe da Alegria. Nós cristãos precisamos olhá-la não só como a mulher das dores, que sofreu, que chorou, mas enxergar a mulher que se entregou ao projeto de Deus e foi feliz. Afinal, cumpriu a sua missão”, ressaltou.
O sacerdote lembrou de passagens bíblicas em que a alegria de Maria é confirmada diante do pedido do Pai. Segundo ele, algumas citações evidenciam Maria como sendo um ser de luz e de alegria. “No Antigo Testamento, por meio do profeta Sofanias, ela é descrita como aquela que acolheu Deus dentro de si. O próprio Deus habitou no seu seio e os padres da Igreja sempre viram essa filha de Sião como uma mulher que foi convidada a alegria. Já no Novo Testamento, o anjo Gabriel diz: ‘Alegra-te , cheia de graça!’. Então desde o primeiro instante ela já foi convidada a se alegrar em Deus. Podemos citar ainda ela no seu canto Magnificat, em Lucas, onde ela mesmo canta: ‘A minha alma engrandece o Senhor. E se alegra meu espírito em Deus, meu Salvador’. Ela viveu a alegria messiânica de acolher no seu ventre o Messias. Então, é evidente e não há dúvidas que Maria se tornou discípula de Jesus e partilhou essa alegria”, confirmou o vigário.
E como a Igreja Católica vivencia o Ano Mariano, é importante valorizar as alegrias de Maria, pois em meio as dores, a Mãe de Jesus se alegrou. “O cristão precisa olhar para a Maria e aprender que é possível ser feliz no caminho de Deus. Muitos não querem aderir a Deus nem à Igreja. E a figura de Maria nos mostra que vale a pena seguir os caminhos de Deus. Vale a pena entregar a vida por Deus e partilhar com os irmãos essa alegria que é o encontro e a vivência com Deus”, orienta o padre.
Para o sacerdote, o Ano Mariano deixa um importante legado aos cristãos e a postura a ser adotada deve ser a de viver esse momento especial da Igreja do Brasil de forma intensa. “A figura da mãe de Jesus tem muito a nos ensinar. Ela foi uma mulher que se entregou a Deus por completo. Nós devemos olhar para a Virgem Maria e tomá-la como exemplo. Precisamos cada vez mais nos entregar a Deus. E volto a dizer, aprender com ela a consagrar a nossa vida a Deus e cumprir o projeto Dele . Ela cumpriu o dela. Portanto, este Ano Mariano é um pequeno despertar para olhar a figura de Maria e as tantas maravilhas como ela mesma disse. Contemplar e viver as maravilha de Deus! A devoção precisa dar um passo de aprofundamento que é a imitação”, finaliza o padre.
O programa Em tuas Mãos é exibido de segunda a sexta-feira às 6h da manhã e no domingo às 7 horas na Rede Meio Norte.
Mais informações sobre a programação e o conteúdo do programa : Facebook.com / emtuasmaos; Instagram @programaemtuasmaos.
Para sugerir pautas é só ligar para (86)2106-2182 ou enviar e-mail para o endereço: programaemtuasmaos@gmail.com
Com informações de Lívio Galeno
Por Vera Alice Brandão