Seguindo de perto as pegadas da Campanha da Fraternidade (CF/2017), os organizadores da 32 edição da Semana do Migrante apresentam o tema: ‘Migração, biomas e bem viver’. O momento será realizado de 18 a 25 de junho, e ocorre de forma simultânea no Piauí, através de celebrações específicas como encontros, seminários, atividades culturais, romarias, manifestações públicas e outras iniciativas de caráter sócio-pastoral.
Com o lema ‘Uma oportunidade para imaginar outros mundos’, a Semana do Migrante nos remete à carta encíclica Laudato Si’, escrita e publicada em junho de 2015 pelo Papa Francisco. “Essa encíclica, por sua vez, toma de empréstimo a expressão de São Francisco de Assis no célebre Cântico das Criaturas. Três preocupações básicas permeiam a iniciativa do Santo Padre, da CNBB e do Serviço Pastoral do Migrante: o Evangelho da criação, a ecologia integral e o cuidado com a casa comum”, afirma a irmã Darcila Antoniolli, uma das organizadoras do evento.
De acordo com o texto-base da CF/2017, o termo bioma representa um ecossistema regional onde se entrelaçam diversas formas de vida – biodiversidade – umas dependendo das outras para a própria sobrevivência. E todas se enriquecem e se defendem reciprocamente com os nutrientes daquele meio ambiente próprio. “E trazendo para nossa realidade, de acolher o irmão carente sem abrigo, devemos ter a mesma postura, a de cuidar e zelar”, acrescenta a irmã.
Como um convite à mudança de mentalidade ecológica frente a um sistema que explora a natureza, a reflexão proposta é a de reconhecer que a migração forçada revela-se em um sistema também injusto que exclui milhões de seres humanos , obrigando-os a migrar para sobreviver e salvar suas vidas. “Assim, para diminuir as desigualdades e injustiças reinantes no mundo, é possível imaginar e construir outra forma de bem viver a vida, baseada na redução da produção e do consumo. Um caminho para reconstruir uma sociedade decente, não de abundância material, mas de um mundo sem miseráveis”, convoca Irmã Darcila.
A programação em Teresina contemplará uma pré-missão no dia 10 de junho(na área Pastoral João Paulo VI). No dia 18 de junho acontece a abertura na Comunidade Santo Antônio, localizada na mesma área, com uma celebração às 17h, que será presidida pelo padre Amadeu Matias. Dia 20 tem missa no Terminal Rodoviário Lucídio Portela às 16:30h. A missa de encerramento será dia 24 de junho, às 17h na Comunidade São Sebastião da Paróquia de Lourdes no bairro Pio XII, logo após encerra-se com uma festa Junina animada por quadrilhas.
Para mais informações sobre a programação da Semana do Migrante ligue: (86) 98863-0501.
Por Vera Alice Brandão