Jovens casais que vivenciam uma relação matrimonial segura e desejam realizar um planejamento familiar à luz do Evangelho terão a oportunidade de conhecer e entender melhor como funciona o método de ovulação Billings (MOB). O convite é da Comunidade Católica Shalom que irá promover o curso ‘Planejamento Natural Familiar’ nos dias 27 e 28 de maio, em Teresina, no auditório do CT da Universidade Federal do Piauí.
O casal Dayana e Rafael Pessoa integra a Comunidade Shalom e estão na organização do evento. Casados há mais de dois anos, utilizam o método billings como ferramenta de orientação e planejamento familiar. Via Skype, eles recebem as instruções semanalmente e explicam que o método se baseia no amor , a grande motivação da Igreja.
“Sabemos que o próprio Deus nos deu a vida e esse método, criado pelo casal de médicos australianos (Drs. John e Evelyn Billings), tem como princípio básico a defesa da vida. O Método da Ovulação Billings é um presente de Deus para a vida da Mulher! Essa metodologia nos ajuda a identificar os sinais e sintomas de fertilidade”, explica Dayana.
Rafael faz um alerta para que não confundam o método com a famosa tabelinha. “O método aproxima o casal. Eu mesmo faço as anotações. A cada mês vamos fazendo os registros. Eu a conheço mais a cada etapa. No começo, pode parecer difícil observar tudo isso, mas, com o tempo, você ganha prática. Acho uma metodologia bastante segura, tanto como prevenção como para a concepção, desde que a mulher tenha clareza do que acontece com o corpo”, explica.
De acordo com os idealizadores, o MOB é totalmente natural e não tem efeitos colaterais, pois prioriza o autoconhecimento e ajuda a reconhecer o período fértil, sendo ideal para quem quer engravidar ou evitar a gravidez. O método é indicado para a maioria das mulheres, independente de terem ciclos menstruais longos ou curtos, apresentarem problemas como ovários policísticos e baixa fertilidade, ou até as que estão amamentando.
“O ciclo consiste em três etapas e através de uma análise a mulher consegue saber se está no período fértil. Geralmente, os dias inférteis são antes e após a menstruação”, reforça Dayana. Para conhecer melhor o período fértil da mulher é indicado fazer um curso do MOB com instrutores espalhados por todo o Brasil e cadastrados no Cenplafam (Confederação Nacional de Centros de Planejamento Natural da Família) que são qualificados para o atendimento e orientação sobre o método. Os formadores Lupércio Meneses e Lúcia Studart estarão na capital para orientar sobre a metodologia e esclarecer dúvidas.
As inscrições para o curso estão abertas e podem ser feitas de forma presencial no Centro de Evangelização Shalom Jockey, localizado na rua Manoel Nogueira Lima, 1356. Os para mais informações são: (86) 99943-3158 ou (86) 99441-0664.
A comunidade também disponibiliza um link para inscrição: http://www.sympla.com.br/curso-de-planejamento-natural-familiar_144076
Por Vera Alice Brandão