Na manhã de hoje (08 de maio) o projeto “Levanta-te, Vem para o Meio”, uma iniciativa da Ação Social Arquidiocesana – ASA ganhou uma importante ferramenta para continuar a missão de promover com excelência, a pessoa com deficiência. Motivados pela busca da inclusão através da capacitação profissional e mobilizando parceiros, a concretização do sonho de mais uma sala de informática tornou-se realidade, graças à parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT) que foi o agente financiador desta conquista.
O MPT é responsável por gerir todas as ações dos processos de trabalho através do acompanhamento de obrigações trabalhistas previstas na legislação. Desta forma, a ASA foi escolhida para receber recursos oriundos de multas pagas por empresas que descumpriram o que está previsto na lei .
Para a chefe do Ministério Público do Trabalho, procuradora Jeane Araújo, o momento é de felicidade. “A inclusão da pessoa com deficiência não é tarefa das mais fáceis. Além da dificuldade por conta da deficiência, muitas empresas preferem escolher aqueles portadores de deficiências leves e o nosso olhar também se volta para isso. E isso nos motiva a continuar exigindo o cumprimento da lei. E nos sentimos honrados em participar desse momento que visa a melhoria da qualificação deste segmento da nossa sociedade”, relatou a procuradora.
A solenidade de inauguração da sala de informática no prédio da ASA contou com a presença do Vigário geral da Arquidiocese de Teresina e também presidente da instituição, padre Tony Batista. O sacerdote reforçou que a exclusão é uma triste realidade. “Eu vou citar aqui uma passagem bíblica que teve como cenário a mais antiga cidade do mundo, Jericó. Um deficiente gritava para falar com Jesus Cristo. Não é de hoje que os deficientes são excluídos. Devemos fazer como Jesus fez naquela ocasião quando disse: Venha aqui para o meio, ‘Levanta-te’. Pois bem, é isso que estamos fazendo hoje aqui. São 18 computadores, máquinas que vão motivá-los a sair da zona de conforto, do seu isolamento. O projeto olha para essas pessoas que têm algum tipo de deficiência e age como Jesus agiu. Convida para vir para o meio, se qualificarem, se firmarem no mercado de trabalho através dos cursos oferecidos pelo projeto”, reforça.
De acordo com o coordenador do projeto, Marcos Júnior Oliveira, a ASA acredita e defende o princípio de inclusão, pelo direito da pessoa com deficiência, repudiando qualquer forma de excepcionalidade, tanto aquela que segrega, mantendo-a longe, quanto aquela que superprotege. “Ao tornar as pessoas economicamente ativas, a ASA possibilita o resgate da dignidade e da cidadania, com melhoria da autoestima de cada um dos alunos dos cursos oferecidos. Os cursos são elaborados a partir de uma análise das exigências do mercado de trabalho, da demanda de vagas e das perspectivas de abertura de oportunidades para receber esses profissionais”, pontua.
O público – alvo do serviço ‘Levanta-te, vem para o meio’ são pessoas com deficiência que tem idade a partir de 15 anos. Os cursos são inteiramente gratuitos e as inscrições acontecem na sede da ASA que fica localizada no Centro Pastoral Paulo VI, na Avenida Frei Serafim, número 3200. O horário de atendimento é de 8h às 14h, de segunda a sexta.
Para mais informações sobre o projeto e os serviços da ASA o telefone é o (86) 2106-1852.
Por Vera Alice Brandão