A Comunidade de Santa Gemma Galgani, que integra a paróquia de Nossa Senhora das Graças – Sul, promove até o dia 16 de maio de 2017 o festejo de sua padroeira. O tema escolhido para esta edição foi “Com Maria e Santa Gemma nossa missão é cuidar da casa comum”.
“Na realidade, o dia da santa é 11 de abril, mas como geralmente cai na Semana Santa nosso pároco achou por bem escolher outra data. Desde então, temos festejado Santa Gemma sempre em maio”, conta o membro do Conselho Administrativo, Francisco de Assis.
Santa Gemma sofreu por 18 meses os estigmas da crucificação de Cristo, além das marcas dos espinhos e açoites em Jesus. Ela também experimentou visões de Cristo, da Virgem Maria e de seu próprio Anjo da Guarda.
Até a conclusão do festejo terá, todos os dias, a reza do terço Mariano às 18h, seguida de novena da Santa protetora da comunidade. Às 19h haverá celebração de missa seguida de programação cultural e venda de comidas típicas.
“No dia 16 de maio vamos ter procissão. A concentração ocorre na Igreja. A saída será às 18h. Vamos passar por algumas ruas do bairro e logo em seguida retornar para a celebração da santa missa. Todos são convidados a viver esse momento de fé”, convida Francisco de Assis.
A Igreja Matriz da Comunidade, que está recebendo os festejos, está localizada no cruzamento das ruas 21 de Abril e Gabriel Ferreira, no bairro Macaúba. Ela está sob a responsabilidade do padre Raimundo Miranda.
Santa Gemma Galgani faleceu no dia 11 de abril de 1903 e foi beatificada em 1933. Ela foi canonizada por Papa Pio XII em 1940.