Falta menos de um mês para a Romaria da Paz, evento arquidiocesano idealizado pelo padre Pedro Balzi (in memoriam) e que chega à décima sexta edição esse ano. O momento de união de fiéis de toda a arquidiocese será no próximo dia 21 de maio, a partir das 16h com concentração na Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro tendo como destino final a Paróquia Santuário Nossa Senhora da Paz, responsável pela organização.
A busca pela paz foi desde sempre a principal motivação para o momento que reúne toda a comunidade paroquial e adjacências e, este ano, terá a participação do Arcebispo de Teresina, Dom Jacinto Brito. De acordo com o pároco, padre Antônio Barbosa, “a motivação maior é despertar, à luz do Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, entre nós cristãos e entre as pessoas de boa vontade, a cultura de paz. Além disso, lembrar as autoridades constituídas de suas responsabilidades quanto à promoção e manutenção da mesma”, afirma.
Ainda de acordo com o sacerdote, apesar de essa temática ser o foco do evento desde a primeira edição e, depois de passados tantos anos, a busca pela paz ainda é uma realidade presente naquela região. “É com imensa alegria que mais uma vez convocamos a sociedade para se unir em torno do tema. A sociedade precisa compreender que não atingimos um ideal de paz por acaso. Esse ideal é fruto e resultado da prática da justiça e isso só acontece quando, por exemplo, somos justos no trabalho, na família, na nossa Igreja. Essa busca pela paz é uma construção coletiva”, atesta o padre.
No último dia 23 de abril, na sede da paróquia, ocorreu o lançamento oficial da Romaria. A comissão organizadora apresentou aos presentes o material de divulgação e a camisa desta edição da romaria, que já pode ser adquirida na secretaria paroquial pelo valor de R$ 20,00 (vinte reais).
Padre Antônio Barbosa lembra que todo o dinheiro arrecadado é utilizado para viabilizar a realização do evento. Ele reforça que uma semana antes, no período de 14 a 19 acontecerá a “Pré-romaria”, que é uma espécie de prévia. As celebrações acontecem em praças e ruas da Vila da Paz e demais comunidades que integram a Paróquia. “Essa iniciativa serve para nos aproximarmos dos fiéis, indo até eles. Através destes momentos levamos o convite até os paroquianos e reforçamos os objetivos do evento que também tem como meta suscitar no irmão que esta tão sonhada paz, acontece através de gestos simples, como por exemplo, respeitar o outro”, convida.
Esse ano a Romaria da Paz também quer aprofundar junto aos fiéis, através da sua mensagem, os conhecimentos quanto aos biomas de nosso Estado, a fim de melhor protegê-los. “O respeito à criação nos invoca ao cuidado com a casa comum, por isso a temática sinaliza para a importância de guardar a criação”, finaliza o sacerdote.
Para mais informações sobre a Romaria ligue (86) 3218-5474.
Você também pode colaborar com a realização desse momento participando de uma rifa que a comunidade vai realizar. O bilhete custa R$ 5,00 (cinco reais) e ao adquirir o fiel concorre a dez prêmios.
Participe!
Por Vera Alice Brandão