A cidade de Palmeirais, localizada há 120km de Teresina, recebeu no último sábado (08) a primeira formação das Cebs (Comunidades Eclesiais de Base) de 2017. O momento teve como cenário a Igreja de Nossa Senhora das Dores, localizada na comunidade Cajueiro. As famílias da região foram beneficiadas com momentos de fortalecimento espiritual e práticas de ações voltadas para uma maior unidade de grupos e das equipes que atuam na promoção de melhorias e maior qualidade de vida para os moradores.
Um total de 10 membros das Cebs em nível Arquidiocesano participaram do momento. O grupo era composto de padres, leigos e religiosos. Ana Café coordena as Cebs na Arquidiocese e valoriza “que o maior objetivo dessas missões é a semente que plantamos para o surgimento de novas lideranças através da Palavra de Deus que levamos para regiões longínquas. Famílias inteiras estavam lá participando. Jovens, adultos, idosos, crianças, todos muito receptivos e engajamos nas ações de melhorias da comunidade. Isso é ser Cebs, é pensar de forma coletiva, sem individualismo e se integrando pelo bem de todos”, ressalta Ana.
O momento teve ainda a assessoria do Padre Júlio Ferreira que é o coordenador do Conselho Missionário Diocesano – o Comidi. O Sacerdote presidiu a celebração e ajudou a fortalecer espiritualmente o público presente. Com a temática “ Cebs: espiritualidade libertadora”, Ana reforça que todas as práticas de formações têm como objetivo valorizar o engajamento nos movimentos da nossa Igreja. “Ainda há muita carência para a formação de equipes de pastorais, por exemplo, e essa é uma das nossas missões”, ratifica.
Para ela, em razão dos problemas humanos, com sua orientação excludente, que o atual sistema neoliberal vem criando em níveis globais, as CEBs têm procurado formar cristãos(ãs) “adultos(as) na fé, partindo do princípio que a Igreja é comunhão, as novas ‘comunidades eclesiais de base’, devem verdadeiramente viver em unidade com a Igreja. Por isso, são motivo de grande esperança para a vida da Igreja”, reforça.
As próximas formações das Cebs serão nas cidades de Miguel Alves (Maio) e Amarante (Agosto). Se você deseja integrar, colaborar e participar das ações ligue para (86) 2106-2150 ou (86) 99406-3136.
Por Vera Alice Brandão