Já é do conhecimento da grande maioria dos fiéis da nossa Igreja que estamos vivenciando o Ano Nacional Mariano, um tempo da Igreja no Brasil marcado pela passagem dos 300 anos de encontro da imagem de nossa Senhora Aparecida nas águas do Rio Paraíba do Sul e também os 100 anos das aparições de Maria em Fátima (Portugal). E para poder revigorar o nosso amor a Maria, conhecê-la melhor a partir da Palavra de Deus é fundamental para o fortalecimento da nossa fé e prática cristã. Para isso, a partir do dia 3 de abril todos os católicos de nossa arquidiocese terão a seu dispor uma cartilha, elaborada por Dom Jacinto Brito, com o título: ‘Quem é esta mulher?’.
De acordo com o arcebispo, o material traz em seu conteúdo a orientação para 27 encontros que devem ser realizados durante todo o mês de maio. “Um trabalho que visa descobrir à luz da Palavra de Deus , dos ensinamentos de santos padres e também do magistério da Igreja, particularmente dos últimos papas e dos grandes escritores cristãos, quem é essa mulher. Para isso o conteúdo sugere a cada dia do mês de maio uma celebração com temática própria, enfocando aspectos diversos da pessoa de Nossa Senhora, a fim de conhecê-la melhor tal qual Deus a revelou. Afinal, ninguém melhor do que Ele para dizer sobre a sua obra e intenção”, explica.
Nossa Senhora disse: “Minha alma glorifica ao Senhor, meu espírito exulta de alegria em Deus, meu salvador, porque olhou para sua pobre serva. Por isto, desde agora, me proclamarão bem-aventurada todas as gerações, porque realizou em mim maravilhas aquele que é poderoso e cujo nome é Santo.” (São Lucas 1, 46-55). E é citando o Magnificat de Maria que o arcebispo justifica a elaboração do material e seu conteúdo: “A oração do santo terço, leituras bíblicas, a explicação de títulos marianos e até o rosário do oficio da Imaculada Conceição. Todas essas informações estarão contidas nesse subsídio que será disponibilizado em breve, para aquisição na cúria diocesana e nas livrarias de Teresina. A intenção é facilitar a realização dos encontros nas mais diversas formas: sejam em família; em grupos e comunidades, ou mesmo nas Igrejas”, sugere.
A orientação da Igreja é possibilitar aos irmãos uma vivência, neste mês de maio, tendo ao dispor este roteiro que, segundo o nosso pastor, “foi preparado para nos dar uma fundamentação mais bíblica e teológica da pessoa de Maria. Portanto, vale a pena a partir do início de abril ir se inteirando de como é escrito e como devem acontecer as celebrações para assim podermos, no mês de maio , honrar Nossa Senhora, amando mais aquela que o Senhor nos deu como mãe”, finaliza.
O material pode ser adquirido no Centro Pastoral Paulo VI, localizado na Avenida Frei Serafim. O valor é R$ 3,00 (três reais).
Para mais informações sobre a cartilha ligue (86) 2106-2150
Por Vera Alice Brandão