“Na bíblia a palavra paz não é simplesmente a ausência de guerra. É um tempo integral. Caminhar pela paz, proclamar que somos da paz significa que queremos o bem de todos. E já dizia São Francisco: paz e bem! Então não é procissão e sim uma caminhada, na alegria e na descontração de pessoas que tem a fé em Cristo”. Foi assim que o arcebispo da Arquidiocese de Teresina, Dom Jacinto Brito abordou a temática da Caminhada da Fraternidade, ao participar ontem (14) da Cerimônia de lançamento do evento que aconteceu no Centro pastoral Paulo VI.
Padre Tony Batista, presidente d a Ação Social Arquidiocesana (ASA) e coordenador da Caminhada, justificou a escolha do tema deste ano, relembrando episódios tristes do cotidiano do nosso País que provocaram uma profunda inquietação naqueles que fazem a Caminhada. “Há poucos dias encontrava com um jovem que quero muito bem e ao abordá-lo fiz um elogio por estar usando um tênis bonito. E ele disseque era uma pena que não pudesse andar com ele, senão cortariam seu pé. Eu fiquei profundamente triste porque isso significa que vivemos armados e com medo uns dos outros. Demonstra que parece que não estamos nos vendo como amigos, irmãos e filhos do mesmo Pai. Estamos nos olhando como concorrentes e inimigos, então está faltando a paz”, lamenta ele.
Ele ainda afirma que a paz é possível se você quiser. “Se eu quero e se a sociedade assumir, é possível construir uma cultura de paz e uma sociedade de paz. Então o nosso chamamento é para a conquista de uma paz que é fruto do entendimento humano; do respeito pelo diferente; da convivência com ideias contrárias e isso é possível se nós quisermos”, convoca e conclama.
Ainda na solenidade foi apresentado um vídeo institucional produzido pela S.A. Propaganda. A mensagem explicava como foi elaborada a logomarca da Caminhada desse ano. O material publicitário evidencia a simbologia da pomba e valoriza o divino Espírito Santo, reforçando ainda a imagem do coração e da flor “que da mesma forma nos remetem ao amor”, e justifica a identidade visual em cores vivas e contrastantes pontuando que “a paz é única”.
O momento teve ainda a presença do prefeito de Teresina, Firmino Filho, de membros do Clero da Arquidiocese e a participação do empresário Silvio Leite. Este último elogiou a iniciativa da nossa Igreja. “Não reconheço em nenhum lugar do Brasil uma ação tão concreta como a da nossa Arquidiocese que valoriza e apoia as obras sociais contribuindo para a melhoria de vida dos irmãos mais carentes”, afirmou Silvio.
O empresário ainda anunciou um prêmio ao profissional da comunicação que se dispuser a visitar uma das instituições da ASA, antes da data da caminhada, valorizando a história do local e todo o bem gerado aqueles que lá são atendidos. “O autor da melhor reportagem vai ganhar uma viagem para Orlando (EUA) com tudo pago (passagens e hospedagem) e ainda os bilhetes para os parques”, prometeu.
E com o lançamento da Caminhada para a sociedade é dada a largada também para a venda dos kits (camiseta, boné e mochila) do evento que esse ano está sendo comercializado no valor R$ 25,00 (vinte e cinco reais) e acontece na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, no setor de bazar (localizada na Avenida Nossa Senhora de Fátima) e também nas demais paróquias da nossa Arquidiocese. “É importante que o interessado se antecipe, não só aquele que deseja participar de forma individual, mas o irmão que tem a intenção de ofertar a venda de kits em sua paróquia. Procure-nos na paróquia de Fátima. Para participar é simples, é só querer ser da paz”, pontua Rivaldo Duarte que integra a comissão de vendas da Caminhada.
A Caminhada da Fraternidade é fruto do sim da sociedade do Piauí que se solidariza com os irmãos mais necessitados e, esse ano, não está em consonância com a temática da Campanha da Fraternidade (como foram em todas as edições passadas) por um anseio da sociedade, um clamor mundial e que como bem definiu Dom Jacinto, convoca a sociedade para “construir a justiça. Pois assim estaremos construindo a paz e é levantando a bandeira da paz que também vamos nos fazer presentes na vida de pessoas necessitadas de forma solidária, então isso é paz”, finaliza.
A Caminhada da Fraternidade será no dia 11 de junho, com concentração prevista para às 7h, na Igreja de São Benedito.
Para mais informações sobre a Caminhada da Fraternidade ligue:
(86)3232-11332 (Bazar da Caminhada)
(86) 99416-5260 (Coordenação da caminhada – Enildes)
(86) 99440-7844 (Venda de Kits – Benta)
Com informações de Cristiane Pinheiro e Lívio Galeno
Por Vera Alice Brandão