No último sábado (11), os catequistas da Paróquia de Santa Luzia e membros da comunidade da Forania Sul II participaram de uma importante celebração na Igreja Matriz. Uma turma de 19 catequistas recebeu o Ministério da Catequese que foi concedido pelo Arcebispo da Arquidiocese de Teresina, Dom Jacinto Brito.
A celebração coroou o trabalho de evangelização daquela paróquia que tem a frente o pároco Geová Mendes e que, de forma pioneira, buscou junto ao bispo esse reconhecimento do trabalho de leigos que atuam na catequese.
“A catequese sempre representou para a Igreja uma pérola, porque sem ela, sem o fundamento da fé, não se vai muito longe. Pode ter entusiasmo, momentos de adesão, mas sem raízes a árvore cai. A Catequese dá raízes para a fé, fundamenta a opção primeira por Jesus Cristo e é essa atitude que foi tomada por esta paróquia”, disse o arcebispo.
Ainda durante a celebração Dom Jacinto reconheceu que a missão é transmitir o dom que receberam e citou o evangelho explicando. “Este é meu filho amado, escutai-O (Mateus 9, 2-10). Escutar para transmitir, ser discípulo para se tornar missionário. Permanecer no discipulado para ser mestre pelo testemunho. Parabéns aos catequistas por darem esse passo. Foram os primeiros a solicitar esse ministério e o reconhecimento da sua realidade, valorizando pessoas que estão dispostas livremente a realizar essa missão de catequistas”, comemorou o bispo.
Alegria essa compartilhada pelo jovem professor Maycon Silva, que coordena a catequese de jovens da paróquia de Santa Luzia. Casado, o catequista conduz a missão desde 2009 e foi um dos 19 catequistas que receberam o Ministério. “Quanta alegria. Esse é um momento importante para nossa Igreja. Foram anos de formação (cinco anos no mínimo), de dedicação exclusiva e agora, como o próprio bispo disse, temos esse reconhecimento. E digo mais: é uma emoção poder ouvir do bispo a palavra reconhecimento, principalmente por termos a certeza de que estamos contribuindo para a missão de evangelização da nossa Igreja que é formar discípulos”, ratifica satisfeito.
As formações de catequese acontecem de forma permanente na paróquia. De acordo com Maycon, 12 leigos estão em processo de formação, com conteúdo doutrinário e abordagem de temas litúrgicos. Padres e outros irmãos religiosos são responsáveis pelos momentos que normalmente são realizados aos finais de semana. “Os interessados precisam ser maiores de idade para iniciar essa caminhada. Aqui temos catequese para o público infantil, adulto e jovens e, depois de reconhecido, há que se assumir esse compromisso com vivência intensa em comunidade”, reforça. Além disso, é necessário dedicação prioritária e os catequistas ministeriados não podem abandonar o serviço por pelo menos 5 anos.
Para mais informações os interessados podem procurar a secretaria paroquial da Paróquia de Santa Luzia. Esta fica localizada no bairro Promorar, na zona sul de Teresina.
Para mais informações: (86) 3211-8642.
Por Vera Alice Brandão