Estamos no Ano Jubilar Mariano, período em que os fiéis católicos se animam para louvar a Mãe de Deus. Por isso, na primeira Visita Pastoral Missionária de 2017, nosso arcebispo Dom Jacinto Brito escolheu uma diaconia que homenageia a padroeira do Brasil. E foi na região da Santa Maria da Codipi, na diaconia Nossa Senhora Aparecida, que os trabalhos do pastoreio se iniciaram.
“Deu para perceber que os fiéis já tem um amor forte por Cristo, mesmo assim precisamos chegar com mais força com os trabalhos da Igreja. Por isso vamos reforçar as pastorais e fazer que a evangelização chegue com mais força a todos os cantos da nossa Arquidiocese, que é muito grande”, planeja o arcebispo de Teresina, Dom Jacinto Brito.
A programação começou na quinta-feira (16) e foi concluída no domingo (19). Nosso pastor se instalou na diaconia durante esse período para vivenciar as práticas católicas e pastorais na região. Ele visitou famílias, casas religiosas, promoveu encontro com grupos, pastorais e comunidades paroquiais. O arcebispo ainda promoveu atendimento de confissões, aconselhamentos, visitou doentes e idosos e presidiu celebrações eucarísticas.
“As Visitas Pastorais não são meramente administrativas, para saber como andam as paróquias e as diaconias. Elas servem, principalmente, para o povo ter a certeza que a Igreja está aqui, perto delas, onde quer que elas estejam. Isso é muito importante e só renova o nosso compromisso, que sempre foi e sempre será, o de dar prosseguimento à missão evangelizadora de Cristo”, explica o arcebispo.
Uma das casas visitadas foi a da aposentada Ana Felipe. Dom Jacinto almoçou com a família dela e conheceu um dos espaços da comunidade que recebe celebrações eucarísticas. O momento emocionou dom Jacinto, que lembrou dos tempos bíblicos quando os apóstolos iam levar a Palavra de Deus nas casas das pessoas e eram bem recebidos.
“A gente abre as portas da casa da gente porque é bom. É uma benção! Por onde eu passei, por outras cidades ou bairros, eu sempre deixei minha casa à disposição do Senhor para as celebrações. Acredito que a vinda do bispo para cá, só reforça a confiança da comunidade em participar das nossas celebrações. O público deve aumentar”, comemora Ana Felipe.
A diaconia está sob a responsabilidade administrativa do diácono Raimundo Reis. Para ele, que tem investido como manda a Igreja, no contato mais próximo com as comunidades, receber o bispo aviva a fé do povo além de trazer a certeza de que Jesus está com eles, mesmo antes da chegada dos missionários católicos nas residências.
“É emocionante ver a alegria dos fiéis com a chegada do bispo. Por onde ele passou houve a troca de conhecimentos, momentos de oração e bênçãos. Foi muito bonito e importante. Afinal disse Jesus: quando dois, ou mais, estiverem reunidos em meu nome, é certeza que lá Eu também estarei”, conta o diácono.
As Visitas Pastorais Missionárias dão cumprimento ao estabelecido no Cânon 396,1 que afirma que os bispos devem visitar a diocese a cada ano, total ou parcialmente, de modo que a visite toda no período de cinco anos. O lema desta visita foi: “Com Nossa Senhora Aparecida em missão”.
Dom Jacinto Brito realiza quatro Visitas Pastorais Missionárias por ano: duas na capital Teresina e duas na região rural do Estado, que estão sob a jurisdição arquidiocesana.
Por Lívio Galeno