No sábado (18), a Pastoral Carcerária irá promover um encontro, a partir das 15h, para agentes na casa Santo André, local que abriga a Pastoral do Povo de Rua. O momento formativo tem o objetivo de proporcionar aos agentes da Pastoral Carcerária uma formação para atuar no processo de Evangelização dentro das unidades prisionais do Estado do Piauí, além de embasá-los sobre os direitos e deveres dos apenados, prescritos na Lei de Execução Penal (LEP).
O encontro terá a partilha das experiências positivas e negativas dos vários agentes que atuam nos cárceres para levar o Evangelho por meio de visitas, celebrações, catequese e auxílios diversos e contará também com momentos de reflexão sobre violência, impunidade, encarceramento e reincidência no crime, como consequência do tráfico de entorpecentes e da corrupção.
De acordo com o diácono Paulo Weidson, que coordena a pastoral carcerária em nível Arquidiocesano, o momento visa ainda “a organização dos círculos bíblicos marianos, por conta do Ano Mariano que estamos vivenciando. Os agentes também receberão orientações sobre como se dá a condução de momentos que marcam a preparação para os sacramentos do Batismo, Primeira Eucaristia e Crisma, afinal é nossa missão principal levar a mensagem do Pai e fazer com que, mesmo presos, esses irmãos encarcerados recebam o sacramento da vida cristã”, reforça.
De acordo com o diácono Paulo, ainda está prevista para o mês de março uma visita comunitária a Vila Bandeirantes. Trata-se de mais uma das ações da Pastoral , que visa tornar a missão conhecida por toda a comunidade, sensibilizando assim os nossos irmãos para entenderem que todo auxílio dado a um preso é um serviço prestado a Jesus Cristo”, explica o diácono.
Hoje a Pastoral Carcerária conta com o apoio de cerca de 20 agentes e esses participam do calendário anual da Pastoral. “A Pastoral Carcerária tem como missão promover e desenvolver a cidadania dos presos, seus familiares e egressos. O objetivo principal é levar o Evangelho de Jesus Cristo aos que estão no sistema prisional; levar a Boa Notícia às pessoas presas é reafirmar Jesus Cristo e seu princípio de vida, tendo em mente de que a morte de Jesus em cruz é convertida em sinal de ressurreição, na necessidade de permanente formação espiritual entre os agentes, e claro na superação dos preconceitos”, convoca.
Mais informações sobre a Pastoral Carcerária no telefone : (86) 99964-9282.
Endereço da Casa Santo André (local da formação): Rua Anísio de Abreu, n° 702 – Centro-Sul. Próximo a Delegacia da Central de Flagrantes.
Por Vera Alice Brandão