O serviço Levanta-te, vem para o meio é uma das frentes de ação da ASA (Ação Social Arquidiocesana) e atua em duas vertentes: no apoio e incentivo às pessoas que possuem algum tipo de deficiência e o na formação de mão-de-obra qualificada. Há ainda o acompanhamento para posterior inserção no mercado de trabalho.
E para fazer valer esses objetivos o serviço conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Teresina e de parceiros como a Fiepi (Federação das Indústrias do Estado do Piauí) e o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial). Aliás, esses dois últimos estarão mais uma vez apoiando na oferta de dois cursos que devem ter as aulas iniciadas agora em março.
“Essa é a primeira vez que iremos ofertar os cursos de panificação e confeiteiro com carga horária de 200 h/a. Para o primeiro há uma exigência mínima de idade que deve ser de 16 anos , além do ensino fundamental completo. Já para segunda oportunidade a escolaridade mínima exigida é o sexto ano ou a quinta série do ensino fundamental completo”, explica Marcos Oliveira, coordenador do serviço.
As inscrições para o processo de seleção já estão abertas e podem ser feitas na sede do serviço que funciona no Centro Pastoral Paulo VI, na Avenida Frei Serafim. Toda a efetivação do processo é gratuito e o candidato precisa apresentar CPF, RG e laudo médico atestando e descrevendo a deficiência, mais o comprovante de endereço. O atendimento é de segunda a sexta das 8 horas às 13h30.
Em 2016 o serviço Levanta-te, vem para o meio teve uma caminhada produtiva com bons números para comemorar, é o que revela o coordenador. “Só no ano passado foram feitos 389 cadastros e destes 204 pessoas passaram por formação e em diferentes áreas como informática, assistente administrativo, recepcionista e destes , 40 foram encaminhadas para o mercado de trabalho. Fica portanto o chamamento para aqueles que sonham com uma oportunidade de trabalho e, claro, conquistas profissionais”, finaliza Marcos.
Para mais informações ligue: (86) 2106-1852.
Por Vera Alice Brandão