Por Vera Alice Brandão
“Um treino de educação para a fé e para a caridade dirigida ao próximo”, assim define o Papa Francisco aqueles que optam por se doar a vocação de servir ao altar. E para aqueles que desejam seguir a caminhada na Igreja como acólito a paróquia de Santa Luzia, no Promorar, inicia seu calendário de 2017 com a oferta de um curso de formação que tem início previsto para o dia 12 de fevereiro.
De acordo com João Victor, que coordena o grupo de Coroinhas da paróquia, o curso tem duração de um ano e a investidura se dá ao final, quando os participantes ficam aptos a realizar o serviço. “A nossa intenção é que nesse ano de formação os futuros coroinhas possam celebrar a Eucaristia e os demais sacramentos experimentando da íntima proximidade de Jesus e a eficácia da sua presença. Esse serviço é uma porta para a caminhada comunitária na Igreja e nós da paróquia queremos contribuir para o fortalecimento da obra de Deus”, reforça.
João conta que a formação terá como sede a Igreja Matriz e a experiência ofertará aos participantes um desabrochar da vida missionária. “A intenção é contribuir para uma melhor consciência de que os acólitos não são meros servidores de mesa, mas servidores de Cristo, e por isso temos de nos doar a essa formação, ajudando os futuros acólitos a terem essa consciência, no serviço, na dedicação, não só no altar, mas no dia-a-dia das suas vidas”, complementa.
O curso é gratuito. Todo o cronograma como ensinamentos a respeito da liturgia e noções básicas de uma celebração, além das atividades práticas, será custeado pela paróquia. “Ofertaremos momentos de troca de experiências com aqueles que já servem e os interessados têm até o dia 1° de fevereiro para efetivar sua inscrição. Aquele que deseja se integrar ao grupo deve comparecer a sede da Igreja, portando informações como os seus dados completos, data de nascimento e nome da comunidade onde serve, além de estar na companhia de um adulto que receberá detalhes do curso e orientações importantes para aquele que vai se inscrever”, pontua João.
As aulas serão sempre aos domingos, na sede da matriz, a partir das 10h e fica o convite da coordenação para os jovens da comunidade.
“É um prazer estar próximo do centro da nossa fé. Servir é um ápice. Uma verdadeira missão”, finaliza João que têm apenas 19 anos, mas já coordena o setor de coroinhas da Paróquia de Santa Luzia.
Mais informações (86) 99967-0331