Uma emocionante celebração marcou a passagem dos 45 anos de Ordenação presbiteral de Dom Jacinto Brito, Arcebispo da Arquidiocese de Teresina. A presença de familiares e amigos do Pastor que foi ordenado em 16 de janeiro de 1972 tornou o momento de homenagens em mais uma oportunidade de agradecimento a Deus pela vida de um homem que escolheu servir.
Durante a celebração na Catedral de Nossa Senhora das Dores, Dom Jacinto relembrou a data de ordenação e reafirmou que nunca teve dúvidas do seu sacerdócio. Dom Jacinto afirmou que as memórias dessa data estão vivas até hoje. “São recordações vivas. Parece que foi ontem. Eu não senti o tempo passar. Guardo no coração a mesma alegria daquele dia. Diante do sacrário e agradecendo a Jesus que me conservou. Até hoje não sei o que é cansaço, rotina e nunca tive dúvidas da minha escolha por ser padre. Gostaria que Deus me desse mais energia para me dedicar a tantos desafios pastorais que me são oferecidos. Mas, compreendo e sei que a obra é Dele e agente faz aquilo que os limites permitem. Na oração peço apenas que Ele complete aquilo que não sou capaz”.
Com a presença do Vigário Geral, Padre Tony Batista, e demais membros do clero da nossa Arquidiocese a celebração contou ainda com a presença de familiares do Arcebispo como a mãe, Dona Maria Inês Ribeiro de Brito que enalteceu a felicidade do filho de servir. Ela lembrou que esse chamado veio ainda na infância. “Deus o chamou. Não fui eu. Desde criança ele já demonstrava que esse seria o seu caminho. Ele nasceu para ser padre. Quando criança ele já brincava de fazer procissão e celebrar missa. Hoje é um dia de muita alegria. Uma mãe fica feliz quando ver o filho realizado. Cada dia ele se sente mais feliz por ter sido chamado”.
Dom Jacinto Brito é bispo há 19 anos e durante todo esse tempo ele teve como inspiração e lema uma passagem bíblica para motivar a sua caminhada pastoral. Mesmo diante das dificuldades a mensagem divina é sua fortaleza. “Quando fui ordenado procurei uma Palavra do Evangelho que exprimisse o meu propósito de vida sacerdotal e certo dia olhando aquela passagem dos apóstolos quando passaram noites lançando a rede a fim de pescar peixes. E vendo o estímulo do Pai para que eles avançassem rumo a águas mais profundas. Eu me coloco a serviço e repito: que por causa das Tuas palavras lançarei as redes”, reforça.
A celebração foi cheia de significados, Dom Jacinto conduziu e para marcar a importância do momento utilizou a mesma casula e cálice usado no dia da ordenação e encerrou as palavras agradecendo.
“Quero agradecer a todos que me ajudam com seu testemunho a viver o meu sacerdócio e a sentir a alegria de ser sacerdote”, finaliza.
Por Vera Alice Brandão