O objetivo da catequese é levar catequistas e catequizandos, a partir da fé, a fazerem a experiência de comunhão, amor e, à medida que isso vai acontecendo ao longo do processo de catequese, vai-se experimentando o amor de Deus. “Todo aquele que ama chega ao conhecimento de Deus” (1 Jo 4,7). E é motivado por esse pensamento que no próximo dia 15 de janeiro acontecerá uma formação para catequistas com a assessoria das Paulinas em Teresina. O encontro terá como tema : “Metodologia da iniciação à vida cristã” e será realizado no Centro Pastoral Paulo VI, no horário de 8h às 13h.
O público alvo são catequistas e segundo Daniel James, diretor da Paulinas, “passar das pedagogias do ensino e da aprendizagem a uma pedagogia da iniciação é fundamental para um novo paradigma catequético e é isso que iremos ofertar aos presentes”, explica.
De acordo com o coordenador arquidiocesano de catequese, Edmilson Alves, as inscrições já podem ser realizadas e a confirmação se dará através do telefone 2106-2150. “Estamos solicitando o valor de R$ 5,00 (cinco reais) para despesas com a organização do encontro. Esperamos que um grande público participe, pois esta é mais uma oportunidade de reflexão sobre a metodologia a ser abordada”, reforça.
A programação vai contar com a assessoria de Abadias Aparecida Pereira – Diocese de Bragança Paulista – NUCAP – que também integra o núcleo de catequese Paulinas. De acordo com Daniel essa é a primeira vez que a catequista vem a Teresina para conduzir a programação da formação que vai contar ainda com palestras e oficinas práticas.
“Ela vai utilizar o material didático com o título – metodologia da iniciação à vida cristã – e desta forma o catequista terá em mãos um bom material de catequese para suas atividades específicas da catequese. Esse será um bom subsídio, no aprofundamento, mas estas deverão, além de se preocupar com a parte intelectual, também motivar, animar e depois partilhar estas novas experiências em comunidade”, finaliza Daniel.
Por Vera Alice Brandão