A ideia de construir as salas surgiu a partir de uma viagem de padre Osório Barbosa que é o pároco da Catedral de Nossa Senhora das Dores. Foi na capital, Brasília, que o sacerdote conheceu a iniciativa bem sucedida já praticada naquela cidade.
De acordo com Fernando Alencar que é Ministro da Eucaristia e membro do Conselho Administrativo da paróquia, “as salas foram inauguradas em novembro em um imóvel localizado na rua David Caldas, no cruzamento com a rua Olavo Bilac. Ao lado da casa paroquial”, explica. Os novos espaços já estão à disposição da comunidade e servirão para que as famílias possam velar seus mortos com toda a segurança, conforto e o mais importante: o apoio espiritual.
Vale relembrar que a Igreja Católica por muito tempo cuidou e zelou dos cemitérios ou campos santos assumindo na sua integralidade a administração dos mesmos. Após a ruptura entre Igreja e Estado coube a gestão pública a responsabilidade de assumir e administrar os cemitérios. Na capital, Teresina, essa missão cabe hoje as superintendências de desenvolvimento urbano (SDUS). Fernando lembra ainda que isso não retira a responsabilidade da nossa Igreja já que “temos de cuidar dos mortos e enfermos e essas são obras de misericórdia corporal e espiritual, incluindo os momentos de exéquias. Portanto esse novo serviço da nossa paróquia visa essa continuidade na caminhada missionária que é o apoio espiritual integral. Aqueles que optarem, por exemplo, por estas salas, terão a Palavra sob a condução de um padre ou um ministro da palavra”, reforça.
A paróquia retoma, portanto esse compromisso com a comunidade e para que a administração aconteça a contento foi criada a Pastoral da Esperança e da Consolação que irá atender o público interessado. “Não queremos substituir os serviços das funerárias. Lá dispomos de salas, na verdade espaços com toda a infraestrutura incluindo salas de repouso com banheiro. Os espaços são climatizados e oferecem conforto, além de horários especiais para atendimento”, pontua Fernando.
Para manter as salas com qualidade será cobrada uma taxa única e aqueles que tiverem interesse devem procurar a secretaria paroquial para agendamento e mais informações sobre o novo serviço da Paróquia. Através do telefone (86) 3222-2584 também é possível obter mais informações.
Por Vera Alice Brandão