Uma oportunidade para transformar a vida de jovens que buscam rápida inserção no mercado de trabalho recebendo bons conhecimentos. Essa é a proposta da Escola Família de Turismo: uma realização da Fundação Padre Antônio Dante Civiero (Funaci).
O curso utiliza a metodologia da pedagogia em alternância. Durante 15 dias os alunos ficam internos, morando na escola. Nos outros 15 dias eles vão para casa e para o mercado de trabalho testar conhecimentos e aprender na prática.
“Por isso acabamos utilizando a denominação Escola Família. Acabamos sendo uma família mesmo. Convivendo e nos ajudando mutuamente. E também temos uma forte presença das famílias dos jovens na escola. Elas são inseridas e ajudam no processo de aprendizagem dos alunos”, explica a coordenadora do projeto, e egressa do curso, Evânia Rodrigues.
O processo seletivo 2017 segue com inscrições até o dia 4 de janeiro. São ofertados os cursos Técnicos em Eventos integrado ao Ensino Médio e Técnico em Restaurante e Bar subsequente. Os interessados devem procurar a Escola no endereço rua São Francisco, 4916, Socopo. Os telefones de contato são 3237-0609 ou 99978-0924.
“Ainda nem terminei o curso e já tenho duas propostas de trabalho. Os empresários percebem, através dos estágios que fazemos, que nos podemos apresentar o trabalho diferenciado que eles tanto buscam. A expectativa é que dê tudo certo é que em breve eu possa estar empregada ajudando minha família”, conta a aluna Jaqueline Oliveira.
A Escola Família de Turismo existe há 11 anos. A inserção de ex- alunos no mercado, logo após a formação das turmas, chega a 95%. O curso dura 10 meses e o projeto tem parceria com 15 empresas que absorvem a mão de obra quase que instantaneamente. É que o mercado em Teresina é grande e vive aquecido.
“Temos aqui na cidade o turismo de eventos. As empresas precisam muito e estão sempre em contato buscando profissionais com qualidade. E isso formamos aqui. Só que ainda não formamos na quantidade que o mercado necessita. Aqui, os alunos são bem treinados e saem com conhecimentos que vão de etiqueta e postura até as formas de atendimento de cada país”, revela o professor Gilson de Sousa.