Está no Evangelho de Mateus: Levar alimento a quem tem fome, água a quem tem sede, vestir quem não tem roupas e acolher os desabrigados (Mt 25,35-45). E é essa a missão principal da Pastoral do povo de rua que tem como diretor espiritual o Padre João Paulo, além da colaboração de voluntários que assumem o compromisso de contribuir para a melhoria de vida daqueles que estão sem abrigo.
E para seguir a missão nesse final de ano a Pastoral organiza um calendário de ações que serão realizadas ao longo dos meses de novembro e dezembro. As ações sociais de apoio aos mais necessitados e moradores de rua tem início amanhã, 15 de novembro. A primeira delas é palestra do escritor espanhol Jaime Vilalta, um estudioso e historiador especialista nas aparições de Fátima.
Jaime Vilalta Berbel é um fatimólogo espanhol radicado em Portugal e lançará em Teresina o livro “O segredo de Fátima: a mensagem profética de Fátima continua viva”. A obra está na 12ª edição e o autor é conhecido em todo o mundo por propagar e anunciar esta devoção mariana.
“Será às 18h, na Casa da Pastoral do Povo de Rua, que fica localizada na Rua Anísio de Abreu, número 702, no centro de Teresina. Aqueles que tem interesse, devotos e demais fiéis da nossa Igreja devem participar desse encontro que visa colaborar com a manutenção da Casa Santo André, local para onde são levados os irmãos que aceitam deixar as ruas da nossa cidade. Do público presente será solicitada a doação de 2kg de alimentos e isso servirá para ajudar a manter o nosso estoque, já que por dia são muitos os irmãos que não tem um prato de comida e encontram na casa o alimento de forma gratuita”, convida o padre João Paulo.
O sacerdote reforça que ainda em novembro acontece o tríduo da Casa Santo André no período de 27 a 30 de novembro. Serão três dias com uma programação festiva incluindo a realização de celebrações às 18h, seguida de leilões. Tudo que for arrecado será também destinado para a manutenção da casa.
Para os interessados em participar e compartilhar dessa missão que é o cuidado com o próximo, o padre João Paulo explica que basta apenas procurar a Casa e se informar sobre como ajudar. “Todos são bem-vindos! Precisamos dessa corrente de amor. Por mês nossa meta é retirar da rua cerca de 15 irmãos. Com muito esforço temos atingido esse ideal”, explica.
A pastoral conta hoje com dezenas de voluntários que ajudam no trabalho de apoio e convencimento desses que se encontra em situação de vulnerabilidade a aceitarem o convite para deixar as ruas. E é pensando nessa equipe que a programação do mês de dezembro terá seu ponto alto na realização de uma Formação para agentes da Pastoral do Povo de Rua a ser ministrada pela Irmã Cristina Bove. Ela é coordenadora nacional da pastoral do povo de rua e estará em Teresina no período de 05 a 08 de dezembro.
E para encerrar o ano, na véspera de natal, os membros da pastoral também irão se concentrar na Casa da Pastoral do Povo de Rua, localizada na rua 13 de maio, n°737 – Centro, para mais uma vez percorrer as ruas da capital levando refeições aqueles que não têm comida. Essa ação será dia 11 de dezembro a partir das 8h e encerrando com um almoço. No dia 24 de dezembro a ação será a partir das 18h e nas duas casas da pastoral haverá celebração natalina seguida de uma ceia de natal para os moradores de rua. “Você que tem interesse em servir ao Pai deve apenas nos procurar para juntos realizarmos esse gesto de caridade e de amor ao próximo”, convida o padre João Paulo.
Aqueles benfeitores que desejam contribuir com a Pastoral do povo de rua também podem se deslocar até a casa da pastoral que fica localizada na Rua Anísio de Abreu, número 702 ou entrar em contato com a Pastoral através dos telefones: (86) 99500-6446 ou (86) 98864-6763. “Mantemos a casa com muito esforço. Os gastos são grandes e por isso a ajuda da comunidade é necessária. Seja através de doações ou com a dedicação voluntária no engajamento das ações pelas ruas, tudo é bem-vindo. Quanto mais apoio, mais irmãos abrigados”, finaliza o padre.
Por Vera Alice Brandão