O projeto foi criado pelos jesuítas e ajuda a transformar vidas em uma das comunidades mais vulneráveis de Teresina. Foi no bairro Porto Alegre, extremo Sul da cidade, que encontramos a Escola Materno Infantil Padre Pedro Arrupe. Aqui, crianças de 2 a 5 anos de idade recebem atenção, educação, respeito e formação espiritual. Tudo 100% gratuito e de forma humanizada.
“Somos uma escola formal de educação infantil. Aqui, além de desenvolver o lado social e educacional, apresentamos Jesus Cristo. Aquele que é capaz de ser exemplo transformador para a vida de cada um nessa etapa tão importante da vida de cada um”, explica o coordenador pedagógico, irmão Jorge de Paula.
Tal como encontramos, a escola já existe há 13 anos. O projeto foi iniciado na região da Prainha, que ficou marcada no passado por altos índices de criminalidade. Hoje, no bairro Porto Alegre, continua a oferta educação infantil para 372 crianças da região. São ao todo, 52 profissionais que se dedicam a uma missão árdua: dar mais do que formação educacional; dar dignidade.
“Tudo só é possível fazendo cada pequena atitude com amor. Foi assim que Cristo quis e foi assim que Padre Arrupe também recomendou que fôssemos. Seguimos os escrito que ele nos deixou e, assim, esperamos dar melhores oportunidades de vida para as crianças”, conta o irmão Jorge.
A escola funciona nos turnos manhã e tarde. O atendimento é multidisciplinar. Além do lanche e da educação, atendimentos básicos de saúde são promovidos. Juntos, e com fé em Cristo, o que se busca é combater a vulnerabilidade social.
Cada criança representa, na realidade, um investimento dos jesuítas presentes em nossa Arquidiocese que acreditam ser a boa formação a porta de entrada para uma vida gloriosa.
Para ter um filho no projeto basta apenas que os candidatos se adequem a um perfil sócio – econômico. A inscrição através de edital é possível pelo endereço eletrônico www.escolapadrearrupe.org.br .