“A Santíssima Virgem revelou ao Bem-aventurado Alain de la Roche que, depois do Santo Sacrifício da Missa, que é o primeiro e mais vivo memorial da Paixão de Jesus Cristo, não havia devoção mais excelente e meritória que o Rosário, que é como que um segundo memorial e representação da vida e da Paixão de Jesus Cristo”. A afirmativa é de Santo São Luís Maria Grignion de Montfort (1673 –1716), grande apóstolo de Maria Santíssima. A citação confirma a reflexão para a qual nos convida o Arcebispo de Teresina, Dom Jacinto Brito, no quadro que conduz diariamente no Programa de TV Em tuas mãos, Palavra do pastor.
O Rosário (Terço) consiste em duas realidades: a oração mental e a vocal, sendo a primeira caracterizada pela meditação dos mistérios de vida, morte e glória de Nosso Senhor e de Sua Mãe Santíssima, e a segunda consiste em rezar as quinze dezenas de Ave-Marias precedidas pelo Pai-Nosso. Mas para que esta oração tenha o valor e a importância na vida de cada cristão, é necessário entender que os mistérios do Rosário são todos bíblicos, então quem não conhece a bíblia não pode rezar bem o terço. “Afinal, quando se anuncia os mistérios é para que possamos lembrar, durante a recitação das Ave Marias aquilo que foi anunciado como o mistério a ser meditado naquela dezena. Então é de suma importância conhecer melhor a Palavra de Deus para rezar com mais significado o rosário. Porque a maior recomendação da Igreja sobre o valor do rosário não recai sobre a repetição da Ave Maria e sim, sobre a meditação dos mistérios da vida de Cristo através da recitação do rosário”, explica Dom Jacinto.
Rosário vem do latim Rosarium que quer dizer: Coroa de rosas. E todas as vezes que rezamos uma Ave-Maria é como se déssemos à Nossa Senhora uma linda rosa; com cada Rosário completo lhe damos então uma coroa de rosas. E assim, como nossa Mãe, ela intercede junto ao Pai pela nossa Salvação. Mas e a palavra terço? Essa significa a terça parte do Rosário. Portanto, para rezar o Rosário completo é necessário rezar três vezes o terço.
O Rosário é composto de 153 Ave-Marias, correspondente aos 150 Salmos da Bíblia (ao Saltério de Davi), mais as 03 Ave-Marias no início do Rosário correspondente à Saudação Angélica do Arcanjo Gabriel, (o Ângelus), anunciando e agradecendo a DEUS a nossa Salvação por Jesus Cristo; perfazendo assim 153 peixes que São Pedro e seus discípulos pescaram no lago de Tiberíades, na terceira vez que Jesus se manifestou aos seus discípulos, após a Sua ressurreição. É a misteriosa pesca milagrosa de que fala a Bíblia. (Veja no Evangelho de João 21, 1-15.).
E como estamos no mês de setembro, mês da bíblia, os católicos têm o hábito de rezar o terço do rosário. Mas, muita gente pensa que esta oração não é bíblica. Dom Jacinto reforça em sua reflexão no programa Em tuas mãos citando São João Paulo II na sua encíclica, o rosário da Virgem Maria, que escreveu no ano de 2002. “Ora, ninguém entendeu mais de Jesus do que nossa Senhora. O coração de Cristo pulsou com o dela que o educou desde criança. O acompanhou durante a vida como mãe e discípula. Continua a escutar sua palavra através dos apóstolos. Então, quando rezamos o rosário, a Igreja nos coloca os mistérios, isto é, os acontecimentos centrais da vida de Cristo ao qual se une à sua mãe. Enquanto meditamos os mistérios vamos rezando a Ave Maria. Sabemos que dependendo do dia da oração há a recitação dos mistérios e enquanto pronunciamos com a boca as palavras, o nosso coração se fixa nos acontecimentos bíblicos da vida de Jesus”, explica o Arcebispo.
Dom Jacinto explica que se o dia é uma terça- feira, por exemplo, devemos lembrar-nos de Jesus no Horto das Oliveiras dizendo: “Pai, se é possível , afasta de mim este cálice. Mas não faça como eu quero e sim como Tu queres”, reflete.
“Nessa recitação percebe-se a angústia diante de fazer a sua vontade ou cumprir o projeto do Pai. Isso trás para nós, dia-a-dia, a mesma situação. Somos chamados a cumprir a vontade de Deus. Embora queiramos muitas vezes fazer a nossa. E deve ficar a reflexão e a certeza de que a recitação do rosário é uma oração bíblica. O Pai Nosso e a Ave Maria estão na bíblia por completa, apenas a Santa Maria que é uma súplica e nós elaboramos”, finaliza Dom Jacinto.
Por Vera Alice Brandão