Dias 21 e 22 de outubro acontecerá em Teresina o primeiro Encontro Arquidiocesano da Pastoral da Comunicação. Com o tema “Comunicação entre as pastorais: luz, ação e desafios”, o momento visa proporcionar aos membros da Pascom e demais integrantes de grupos e serviços da nossa Igreja um diálogo mais eficiente entre eles. O encontro vai durar dois dias e ofertará ainda oficinas teóricas e práticas.
O Centro de Guadalupe das Irmãs de São José, localizado na Vila Operária será o cenário do encontro. De acordo com a coordenadora da pastoral da comunicação arquidiocesana, Cristiane Pinheiro, “está sendo muito motivador organizar esse momento. É nosso desejo reunir os diferentes membros e representantes de grupos e serviços da nossa Igreja, além de nós que somos agentes da Pascom e buscamos a unidade, seja na linguagem como também na qualidade dos serviços que realizamos na nossa Igreja. Sabemos que todas as missões convergem para única missão que é a de evangelizar e com esse encontro a intenção é disseminar a missão atingindo mais irmãos na caminhada, fortalecendo a missão”, explica.
Para esse primeiro encontro arquidiocesano está confirmada a presença da irmã Helena Corazza, que é doutora em comunicação, presidente da Signis Brasil e também coordenadora do serviço de pastoral da comunicação das Paulinas. Ela terá a missão de conduzir as formações que irão valorizar as seguintes temáticas: os caminhos para dialogar e interagir com outras pastorais, grupos e movimentos e o uso adequado e correto das redes sociais no trabalho de evangelização.
“As dificuldades diárias na realização dos trabalhos como agentes tiveram forte influência na definição desses temas. Portanto nossa contribuição será no sentido de iluminar a caminhada. Afinal os desafios são diários e a nossa ação deve ser frutificada. São muitas as dúvidas e esse posicionamento requer uma postura adequada para atingirmos nosso ideal. A rede social Facebook é muito explorada, canal de custo baixo e de alta amplitude em termos de disseminação de ideias, mas será que estamos usando a linguagem correta? A irmã Helena será luz nessas formações”, reforça Cristiane.
O convite para o encontro abrange os mais variados setores da nossa Igreja. Além dos agentes da Pascom, leigos, padres, jornalistas, radialistas e secretários paroquiais também devem participar. “Percebemos essa necessidade de comungar e encurtar distâncias no nosso relacionamento”, convoca Cristiane Pinheiro.
Para participar do primeiro Encontro Arquidiocesano os interessados devem ficar atentos. Até o dia 30 de setembro os preços para efetivar as inscrições tem valor promocional e há duas formas de efetivação. A primeira opção de R$ 75,00 (sem hospedagem) e R$ 110,00 (com hospedagem). A partir do dia 01 de outubro o valor sofrerá um reajuste e sem hospedagem será cobrado a quantia de R$ 85,00 (oitenta e cinco reais) e com hospedagem R$ 120,00 (cento e vinte reais). Para a participação apenas na palestra de abertura será cobrado o valor de R$ 20,00 vinte reais. O público participante terá direito ainda a um kit contendo material didático e a camisa do encontro, além de sacola personalizada . Será emitido certificado de participação.
“Essa participação na palestra de abertura é por entendermos que os trabalhos dos agentes estão correlacionados diretamente à missão desempenhada pelos secretários (as) paroquiais, já que esta parceria eficiente resulta em eficácia também no desempenho das missões que apesar de independentes atingem sua excelência quando realizadas em coletivo”, ratifica.
Vale reforçar que além das oficinas e palestras, a programação comtemplará ainda momentos de espiritualidade, análises de trabalhos realizados no encontro e momentos de entretenimento com coquetel e noite cultural (abaixo a programação completa).
“Partindo da temática principal fica o nosso desejo de motivar e apresentar caminhos para aqueles que estão iniciando a missão na nossa pastoral, mas também ofertar aqueles que já estão nessa caminhada a certeza de continuarem dizendo sim. Um outro ganho com esse encontro é que teremos a oportunidade de trocar experiências. Saberemos como estão sendo realizados os trabalhos nas pastorais e de que forma podemos engradecer e valorizar ainda mais esse trabalho de comunicação, afinal é nosso objetivo como irmãos em grupo e/ou pastoral ampliar e dar cada vez mais dar visibilidade aos trabalhos da nossa Igreja”, finaliza Cristiane Pinheiro.
Para realizar as inscrições o interessado deve acessar o endereço eletrônico: www.arquidiocesedeteresina.org.br/inscricaopascom.
Participe!
PROGRAMAÇÃO
1º dia:
21/10/2016 |
|
HORÁRIO | ATIVIDADES |
17:00 | Acolhimento e credenciamento |
19:00 | Espiritualidade |
19:20 | Palestra de abertura – Comunicação entre as pastorais: luz, ação e desafios (Ir Helena Corazza – Dra. em Comunicação) |
21:00 | Coquetel e Noite Cultural |
2º dia:
22/10/2016 |
|
HORÁRIO | ATIVIDADES |
07:40 | Acolhimento |
08:00 | Tema 1 – Caminhos para dialogar e interagir com outras pastorais, grupos e movimentos |
10:00 | Lanche |
10:20 | Apresentação dos resultados das equipes |
12:20 | Almoço e intervalo |
13:40 | Animação |
14:00 | Tema 2 – Como utilizar as redes sociais no trabalho de evangelização |
16:00 | Lanche |
16:20 | Apresentação dos resultados das equipes |
18:00 | Encerramento |
18:20 | Santa Missa |
Por Vera Alice Brandão