O dia da padroeira do Brasil, 12 de outubro, é uma data duplamente importante para nossa Igreja, pois além de todas as celebrações dedicadas àquela que é mãe de todos nós: Nossa Senhora Aparecida, a data marca ainda a passagem da festa de 30 anos da Pastoral da Criança. Como sabemos, o trabalho desenvolvido pela Pastoral tem como objetivos principais a evangelização das crianças (momento denominado de celebração da vida que é o batismo) e o acompanhamento que teve como precursora a pediatra Zilda Arns que inclusive chegou a ser indicada ao prêmio Nobel da Paz por ter se dedicado a realizar trabalhos que tivessem como missão principal: a preservação da vida.
A médica que criou e foi a responsável pela expansão da Pastoral da Criança em todo o país, desbravando inclusive outros países como a África, deixou um legado de amor ao próximo na defesa dos direitos básicos à saúde com condições dignas de sobrevivência. Zilda faleceu no Haiti em 2010 quando participava de uma missão humanitária e durante sua estadia, a médica foi uma das vítimas de um forte terremoto.
Osmar Carvalho que é o coordenador em nível Arquidiocesano da Pastoral da Criança reforça que a programação festiva dos 30 anos da pastoral terá início no dia 08 de outubro e seguirá até o dia 11 aqui na capital. “Estão programadas palestras em escolas e hospitais e uma panfletagem. Os coordenadores paroquias que foram capacitados para a missão serão os ministrantes das palestras. Vale reforçar que a nossa caminhada é voluntária e hoje o trabalho da pastoral está presente nas sete dioceses, além da nossa Arquidiocese. Nossa maior missão é evangelizar e acompanhar as nossas crianças até os seis anos de vida, desde a concepção do feto. Mas nosso foco também se estende para melhorias da qualidade de vida de todos os membros da família, já que não ficamos apenas na teoria. Nosso trabalho tem prática, pois vamos desde a pesagem, até o cuidado com a alimentação, orientação junto aos responsáveis das crianças e aquele que é o principal: levar a todos a Palavra de Deus”, explica.
Mas o ponto alto da festa será o dia 12 de outubro e a cidade de Floriano será a sede do momento comemorativo. De acordo com Osmar uma caravana sairá da capital com destino a Floriano na madrugada do dia 11 para o dia 12 de outubro. “Nossa intenção é amanhecer o dia na cidade de Floriano e para isso Já temos dois ônibus fechados. Aqueles que têm interesse em participar desse momento na Princesa do Sul devem nos procurar. Temos uma sala no Centro Pastoral Paulo VI onde estamos organizando esse momento tão importante para nós”, reforça.
A programação em Floriano abrirá espaço ainda para uma exposição que contará a história de vida de Zilda Arns e os trabalhos desenvolvidos pela Pastoral com fotos de ações importantes em todo o País. “A manhã será festejada com apresentações artísticas, na sede do Comércio Esporte Clube. Ao final, por volta do meio dia, um almoço será oferecido a todos os presentes”, finaliza Osmar.
Mais informações no telefone da sala da Pastoral da Criança em Teresina (086) 3222-1173
Por Vera Alice Brandão