De 24 de setembro a 04 de outubro o convento São Benedito promoverá o novenário de São Francisco de Assis. Com o tema “São Francisco, discípulo e missionário da misericórdia”, a festa é realizada há 75 anos e tem o mesmo tempo de existência do convento, espaço que abriga os Freis Capuchinhos, seguidores de São Francisco de Assis.
De acordo com a organização, a Igreja de São Benedito seria o cenário do novenário, mas o templo que tem 130 anos de existência está interditado. É que como o prédio é tombado e patrimônio da união, o Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) decidiu isolar o local após a queda de uma das agulhas (elemento decorativo que ficava fixado em uma das torres). Com esse desabamento os destroços atingiram o teto e consequentemente o forro que veio abaixo, destruindo bancos da Igreja.
A ordem religiosa que administra o convento de São Benedito, prédio anexo à Igreja, aguarda confirmação dos órgãos competentes para definir o local de realização do novenário. A programação ofertará aos participantes momentos de reflexão, oração e confissão.
“Recentemente vivenciamos esse triste episódio. Logo após o lançamento do novenário que teve como cenário a Sinfonia Francisca, evento de louvor ao nosso São Francisco e que emocionou aqueles que participaram, tivemos a queda de parte desse elemento decorativo da nossa Igreja de São Benedito. E o nosso desejo é que a casa de Deus abra as portas novamente para seus filhos”, explica Frei Lucas, coordenador de comunicação do convento.
E mesmo com esse incidente, a programação do novenário está confirmada e tem início dia 24 de setembro, às 17:30h com uma grande carreata e benção dos veículos que irão participar do evento. A Santa missa de abertura do novenário está marcada para as 18h. “No domingo, dia 25, ocorre a benção das plantas e distribuição de mudas, já que São Francisco é considerado o padroeiro da ecologia e é lembrado por seu zelo com a natureza, uma prova de respeito ao criador que fez todas as coisas”, reforça o Frei.
Ao longo da semana os momentos de oração vão prosseguir com a participação de convidados especiais como os fiéis da Paróquia de Nossa Senhora do Amparo, da Catedral e do Apostolado da oração, Ministros extraordinários da eucaristia (MECE´s) e membros da Renovação Carismática Católica. Haverá ainda os momentos de unção dos enfermos, benção dos animais e no dia 04 de outubro, que é o dia de São Francisco, ocorre às 17h a procissão que marca o encerramento das festividades em honra a São Francisco.
Por Vera Alice Brandão