O programa Em Tuas Mãos abordou um tema bastante pertinente no quadro Bons Conselhos desta Semana. Conversamos com o casal Raimundo Nonato e Socorro Nunes, da Pastoral Familiar Arquidiocesana, sobre a importância de pedir a benção aos mais velhos. A conclusão que chegamos é que este ato iluminado, deixado por nosso Salvador ao seu povo, só traz felicidades, proteção e união para as famílias que o pratica.
“A benção é um valor essencial na nossa vida. Através da benção a gente recebe todas as graças. Isso é muito forte. Não sou eu que vou responder aquela benção que meu filho pediu, por exemplo. É Deus. Eu peço a Deus que possa derramar graças sobre essa pessoa”, explica a mãe de quatro filhos que apreendeu esse costume com os avós.
A prática é simples e na opinião do casal convidado deve ser feita sempre que uma pessoa sair ou chegar a algum lugar em que pessoas de sua estima esteja. Deve-se pedir a benção de filhos para pais, para avós, de netos para avós, sobrinhos para tios, e assim por diante. Importante é que esse ato seja transmitido e mantido vivo em nossa sociedade.
“É sempre simples. Aconselho que se chegue, peça um abraço, mostre carinho. Ver a resposta é muito gratificante. Sempre bom receber essa benção. Veja nosso exemplo: temos três filhos que moram fora de Teresina e que não deixam de pedir a benção por telefone quando falam com a gente”, explica Raimundo Nonato.
Mas para que o costume não fique esquecido o casal confia às novas famílias que estão sendo formadas a responsabilidade de educar seus filhos. E que manter a tradição de pedir a benção é a prática diária de trazer para o seio familiar sempre bons pensamentos e boas práticas. Como o nome do quadro é Bom Conselho, confira o ensinamento deixado.
“Sinta que ao pedir a benção você está sendo agraciado. Por isso, você não deve se sentir com vergonha. Porque as pessoas não devem se envergonhar de fazer o bem. O bem é sempre superior a tudo. E foi esse o ensinamento que Jesus trouxe para nós. Pedir a benção é algo maravilhoso”, defende Socoro Nunes
O programa Em Tuas Mãos vai ao ar sempre de segunda à sexta-feira, às 6h, com reprise às 7h nos domingos. Nosso espaço é na TV Meio Norte, canal 7. A entrevista completa você confere no vídeo abaixo.