Como sabemos a nossa Igreja denomina o mês de setembro como sendo o mês da bíblia. E para aproximar ainda mais os nossos irmãos da Palavra de Deus , o Arcebispo Metropolitano de Teresina, Dom Jacinto Brito preparou uma série especial intitulada: A Bíblia mais perto de você.
Com cinco episódios, a série já começou a ser exibida sempre às quartas-feiras , dentro do programa de TV da Arquidiocese Em Tuas mãos, veiculado de segunda à sexta-feira , a partir das 6:00h da manhã na TV Meio Norte.
De acordo com Dom Jacinto Brito a produção televisiva tem o objetivo de propor aos fiéis e apreciadores da Sagrada Escritura a história dessa “coleção de livros” que é o material mais traduzido no mundo inteiro.
“Nós sabemos que a bíblia não é um livro e sim uma coleção de livros. Um total de 73 livros. E essa coleção não foi escrita em apenas um dia e nem também por uma mesma pessoa: ela foi escrita pelo Espírito Santo, por homens e mulheres. De tal forma que é um livro que todo ele é Palavra de Deus, mas todo ele é Palavra de Deus em palavras humanas”, explica.
A produção propõe ao telespectador um aprofundamento na leitura e consequentemente na reflexão do livro sagrado. “Nós sabemos que essa coleção de livros está divida em duas partes: Antigo e Novo Testamento. Antes de Jesus Cristo e a partir de Jesus. No Antigo Testamento sabemos que o principal destinatário da mensagem contida é o povo de Israel. Nós temos nessa fase a preparação para a vinda do Messias. O povo de Israel é preparado pelo Senhor para a chegada do seu divino filho. Já no Novo Testamento é o tempo da plenitude. O verbo se faz carne e habita entre nós e ele próprio é o Deus presente: o Emanuel” reforça.
Para o Arcebispo, a intenção desse rico material é proporcionar uma melhor vivência cristã neste mês da bíblia. Ele explica que Testamento significa aliança de Deus com seu povo e a Palavra une os filhos ao Pai. “Esta é uma aliança estável, firme que se tornou eterna em Jesus Cristo. Este é o sangue da nova e eterna aliança”, reflete.
Na série, a abordagem é minuciosa e especifica o conteúdo desde os primeiros modelos da Sagrada Escritura até os dias atuais.
“Ao todo são 45 livros no Antigo testamento. Mas se nós dividirmos o profeta Jeremias em dois livros, tendo como um deles as profecias e outro as lamentações, então teremos 46 livros. E é por isso que se diz que a bíblia tem 72 ou 73 livros. Já o Novo testamento tem 27 livros e o coração são os evangelhos de: Mateus, Marcos, Lucas e João. Temos ainda os Atos dos Apóstolos, Cartas dos Apóstolos e Apocalipse. Portanto, há mesmo muito o que conhecer”, convida Dom Jacinto.
É do conhecimento de muitos que foram várias as traduções da bíblia para a língua grega, aramaica e hebraica. A Sagrada Escritura é hoje o livro mais traduzido no mundo todo. São mais de 1500 traduções.
Dom Jacinto faz um apanhado minucioso, um resgate. Afinal a história atesta que antes tínhamos as tabuinhas de barro mole, depois a bíblia em pergaminhos (couro de animais) e também os papiros. Mas é claro que estas coleções ofereciam dificuldade no manuseio. Hoje, de fato, manuseamos mais facilmente em papel. E a história nos revela que depois do modelo em papel vieram outras grandes contribuições para a humanidade como a bíblia dividida em capítulos e mais a frente em versículos.
“Então foram muitas as etapas para chegar ao que temos hoje em mãos. Portanto, a série vem como forma de facilitar o entendimento da Palavra de vida eterna. Fica o meu convite para que os filhos e filhas de Deus leiam , rezem com ela e meditem, afinal a bíblia está mais perto de você”, finaliza o Arcebispo.
Por Vera Alice Brandão