Quase três mil pessoas estiveram reunidos no dia 7 de setembro no Ginásio do Colégio Diocesano, participando da primeira Jornada Bíblica da Arquidiocese de Teresina. O momento integra a programação da III Semana Bíblica que começou no último dia 5 e segue até o dia 9 de setembro.
Obra: O Regresso do Filho Pródigo / Autor: Rembrandt Van Rijn
De acordo com o coordenador Arquidiocesano da Comissão Bíblica, padre Fabrício Damasceno o encontro ofertou aos presentes momentos importantes de reflexão quanto ao Jubileu da Misericórdia.
A programação contou com a presença do Arcebispo Metropolitano de Teresina, Dom Jacinto Brito que brindou os presentes com uma rica explicação teológica da obra do artista holandês Rembrandt Van Rijn, ‘O Regresso do Filho pródigo`.
“Dom Jacinto compartilhou com os presentes as explicações acerca da obra de Rembrandt intitulada ‘O Regresso do filho pródigo`, onde o artista holandês enfoca as mãos do pai que repousam cuidadosa e delicadamente nas costas do filho regressado. O Pastor foi feliz com a explanação e nos ajudou a compreender que elas (as mãos) estão abertas, como que para acalmar o coração do filho e a garantir-lhe, pelo toque, a sua intenção inequivocamente perdoadora e o desejo de ver este filho, que estava perdido, agora restaurado, de novo “achado” para o pai”.
O Pastor quis desta forma ilustrar uma das parábolas da Misericórdia, presente no capítulo 15 do Evangelho de Lucas. Ao longo do dia, a Irmã Aíla Pinheiro, professora da Faculdade Católica de Fortaleza e assessora da Semana bíblica Arquidiocesana abordou as parábolas do Evangelho de Lucas.
O encontro encerrou com celebração Eucarística que teve a participação de padres da Arquidiocese. A missa celebrou ainda os 95° aniversário da Legião de Maria, movimento fundado no dia 07 de setembro de 1925.
“Ficamos felizes com a resposta do povo de Deus ao convite de participação desta Jornada Bíblica. Ficou também a certeza de que ao público presente teve sua sede da Palavra de Deus saciada. Agora resta o desejo de que os irmãos se aprofundem na espiritualidade, no estudo e numa pastoral fundamentados a partir dessa Palavra”, finaliza Padre Fabrício Damasceno.
Por Vera Alice Brandão