Com o tema “Para que n´Ele nossos povos tenham vida” e o lema “Praticar a justiça, amar a misericórdia e caminhar com Deus”, a CNBB propõe para o mês da Bíblia deste ano o estudo do livro do profeta Miqueias.
Buscando auxiliar as comunidades, paróquias e dioceses, a Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB apresenta dois subsídios para esta celebração.
De acordo com o Padre Fabrício Damasceno, coordenador da Comissão Bíblica Arquidiocesana, o material ajuda na condução “e orientação, além da vivência comunitária que o Livro de Miqueias aborda”, explica.
Padre Fabrício antecipa que durante realização da III Semana Bíblica Arquidiocesana, que acontecerá no período de 05 a 09 de setembro, em Teresina, será apresentado e distribuído para as paróquias e diaconias da Arquidiocese outro subsídio “que trabalhará a partir do ano extraordinário da misericórdia, proposta pelo papa Francisco. Desta forma, teremos como centro de aprofundamento o Evangelho de Lucas, corifeu maior da prática da misericórdia no gênero literário evangélico. Buscamos com isso uma prática na vida cotidiana de cada irmão”,
O Texto-Base da cartilha da CNBB aborda, de forma explicativa, o tema e o lema. Está organizado em seis capítulos. Já o roteiro dos “Encontros Bíblicos” oferece cinco celebrações para a vivência em grupo, além de sugestões de cantos litúrgicos.
Vivência da Palavra
Criado na década de 1970, com a finalidade de instruir os fiéis sobre a Palavra de Deus, o Mês da Bíblia é celebrado, no Brasil, em setembro. Durante o Mês da Bíblia, a Igreja no Brasil torna- se um espaço ainda maior de vivência e experiência de fé nas paróquias.
Para aqueles que têm interesse, os subsídios estão disponíveis no site: www.edicoescnbb.com.br e podem ser adquiridos também nas Livrarias Católicas de Teresina.
Por Vera Alice Brandão