O grupo foi criado há 3 anos e meio com o objetivo de atender a obra de Misericórdia “Visitar os Enfermos” e desde então tem difundido o amor de Cristo pelos hospitais de Teresina. Esta é a missão da Diaconia da Saúde que já estendeu seu serviço a 11 casas de saúde.
“Quando dom Jacinto Brito assumiu a Arquidiocese nos entregou a Diaconia sem parceria com nenhum hospital. Hoje, já alcançamos o respeito em unidades privadas e públicas e podemos assim, evangelizar e dar uma palavra de consolo a quem precisa”, conta diácono Wilson Santos.
As visitas aos enfermos ocorrem todos os dias. A Diaconia tem sede administrativa na capela de Nossa Senhora das Graças, no Hospital Getúlio Vargas, mas os trabalhos se encontram por todo o território da capital do Estado.
“É gratificante visitar um doente em um dia e voltar no dia seguinte e perceber que ele melhorou. Durante as visitas ouvimos muitos pedidos para que esse trabalho possa continuar. Os visitados se sentem abraçados, mas na realidade, ao visitá-los estamos olhando para a própria face de Cristo”, explica o diácono.
Participando da Diaconia desde o início dos trabalhos, a voluntária Francisca Maria revela que sua vida se traduziu em bênçãos depois que abraçou a missão. Ela se sente mais cristã e mais completa ao empregar seu tempo em prol do trabalho da Igreja.
“Minha vida é servir. Quando visitamos estamos servindo ao próprio Cristo e isso é muito bom. Na realidade, sempre após cada visita eu sinto que fiz apenas o que eu deveria fazer pelo meu Deus, pelos meus irmãos e pela minha Igreja”, conta a voluntária.
Para ser um voluntário da Diaconia da Saúde é simples. Basta procurar a coordenação do grupo e participar de uma formação que recebe o nome: “Como visitar um doente”. Logo em seguida você estará apto a ser mensageiro de Cristo em Teresina.