O regional Nordeste IV da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) está reunindo todos os bispos do Piauí para a 26ª Assembleia de Pastoral, no Centro de Treinamento Padre Tony Batista. O encontro iniciou na quinta-feira (30) e segue até o domingo (03).
Para a Assembleia, o tema debatido estará focado em “Cristãos leigos e leigas, sujeitos na Igreja e na sociedade, sendo Sal da Terra e Luz do Mundo (Mt 5, 13-14), fazendo referência ao documento aprovado na 54ª Assembleia Geral da CNBB que aconteceu no período abril, em Aparecida (SP), com a provocação de um novo referencial da reflexão da Igreja sobre a identidade e a atuação dos leigos.
Dom Plínio José, bispo de Picos e referencial da comunicação no regional, pontuou em entrevista coletiva na manhã desta sexta-feira (1º), que o encontro é uma oportunidades de bispos e leigos partilharem as experiências vividas em cada diocese.
“É um momento em que todos nós que fazemos as oito dioceses do estado do Piauí temos a oportunidade de compartilhar as experiências vividas em cada diocese, como as nossas alegrias, as tristezas e as esperanças do nosso povo”, comenta o bispo.
O evento, que é um espaço de oração, partilha, estudo e convivência fraterna, tem o objetivo de fortalecer a comunhão entre as pastorais e suscitar a necessidade de implantar nas dioceses a vivência da Misericórdia, da Justiça e da Paz.
Dom Jacinto Brito, presidente do Regional e arcebispo metropolitano de Teresina, também na entrevista coletiva nesta sexta-feira, pontuou que as temáticas discutidas na assembleia andam em comunhão com a proposição do Papa Francisco para o Ano da Misericórdia. “Na esteira do ano da misericórdia, nós escolhemos desde o ano passado o tema: Misericórdia, Justiça e Paz. Com destaque para a missão das pastorais sociais, que são a concretização do evangelho nas estruturas sócias junto aos esquecidos, os mais pobres e marginalizados”, observou.