Com muita empolgação as artesãs atendidas pelo Projeto Cidadania Ativa, promovido pela Ação Social Arquidiocesana (Asa) e Misereor, se preparam para apresentar mais uma vez as peças produzidas em suas comunidades a partir do reaproveitamento de resíduos sólidos. A Mostra de Talentos 2016 acontece nos dias 24 e 25 de junho, no Teresina Shopping, de 10 às 22h, no Piso Superior.
O evento já é motivo de expectativa para as artesãs que tiveram suas vidas transformadas pelo olhar atento da Igreja, através do Projeto Cidadania Ativa, criado em 2006. Rosirene Maria reside no bairro Ininga e integra o Projeto desde o início e enumera as mudanças na sua vida. Segundo a artesã, antes não se sentia realizada com sua profissão, mas viu no Cidadania Ativa um novo sinal de que a vida podia melhorar.
“Eu era lavadeira e não me identifica muito. Queria algo que me desse mais prazer. Foi quando conheci o Projeto e foi sem explicação, mudei a minha auto-estima e as expectativas foram mais do que eu esperava. Primeiro fomos preparados enquanto comunidade e família, depois escolhemos o que faríamos para mudar as nossas realidades. Tivemos total apoio, iniciamos as oficinas de corte e costura, fomos nos aperfeiçoando e hoje posso dizer que sou realizada. Atualmente, a renda da minha família é fruto do que eu adquiri através do Projeto”, descreve a artesã.
Desde o início, o Projeto Cidadania Ativa tem a sustentabilidade social e ambiental como uma das linhas de ações, que na Mostra de Talentos de 2016 vem com maior destaque, fazendo também comunhão com a Campanha da Fraternidade, que convoca para o cuidado com a casa comum e com o meio ambiente.
Ângela Karine, coordena o Projeto e pontua que o diferencial deste ano é o reaproveitamento de materiais como matéria-prima principal para a confecção das bolsas, mochilas, carteiras e tantas outras peças. “O diferencial para este ano é utilização total de material de reaproveitamento, a partir de doações de lonas, tecidos, materiais de aviamento, como botões e linhas, vindas do Teresina Shopping e da Guadalajara. Tudo usado com criatividade foi transformado em lindas peças que evidenciam ainda o quanto as artesãs tiveram um avanço e amadurecimento na produção, como também na organização pessoal e comunitária”, observa.
A Mostra acontece no Piso Superior do Shopping e será realizado nas proximidades da Sapataria Iracema. Farão parte a Mostra as peças produzidas pelas comunidades Parque Universitário, São Joaquim, Vila São Francisco, Ininga, Vila Verde, Alto da Ressurreição e Bueno Aires. Além da exposição dos produtos, os visitantes assistirão show musicais com Flávia Freitas e Fernando Muniz no dia 24 e Diego Magalhães será a atração do sábado (25).
Conheça o Projeto
O Projeto Cidadania Ativa é uma parceria Asa/Misereor, entidade alemã, tendo como objetivo implantar ações para o desenvolvimento da autonomia político-social de comunidade da periferia de Teresina, com atividades voltadas para o fortalecimento dos talentos e potencialidades locais.
Atua em três linhas ação, sendo elas: capacitação de grupos de produção artesanal com enfoque para o associativismo e cooperativismo; a qualificação profissional dos jovens da comunidade com intuito de inseri-los no mercado de mercado de trabalho; e a responsabilidade socioambiental, que destaca o incentivo aos jovens e ainda a sociedade, por meio de empresas parceiras que colaboram com a doação de materiais recicláveis para o desenvolvimento das pessoas produzidas pelas artesãs.
A partir da qualificação, os grupos são estimulados a buscarem sua autonomia financeira e também na luta por transformações sociais através de políticas para a melhoria da comunidade, sendo possível por meio da organização comunitária propositiva.