Colaboradores, amigos e parceiros da Ação Social Arquidiocesana (Asa) estiveram reunidos nesta sexta (17) para celebrar 60 anos de missão da instituição da Arquidiocese de Teresina. A comemoração, que se estenderá por todo o ano, foi iniciada com a celebração da santa missa, na Capela de São Miguel Arcanjo, presidida por Dom Jacinto Brito. O prefeito de Teresina Firmino Filho participou do momento.
A Asa nasceu de um gesto de amor, vive por amor e caminha amando, com atitudes e serviço aos mais vulneráveis por meio de projetos nas áreas de saúde e assistência social. Projetos como o Lar da Fraternidade, Lar de Misericórdia e Centro Maria Imaculada vão de encontro àqueles que necessitam de cuidados especiais para a saúde.
Na área social, crianças, jovens e adultos têm suas vidas transformadas a partir de projetos como Cidadania Ativa, Centro Novo Santo, Casa de Zabelê, Centro Esperança Garcia, Selo Unicef Piauí, Lar de Santana e dentre outros.
O arcebispo de Teresina Dom Jacinto Brito em sua homilia reforçou a importância da missão da Asa e de todo cristão. “Se tem alguém que está gritando e necessitando de ajuda, é missão da Igreja ir ao encontro dela. A nossa missão não é substituir o Estado, mas sim, uma vocação profética. Se tem alguém que necessita, ele deve ser olhado; se tem um caído que precisa ser levantado. Assim, os que fazem a Asa mantém ligada na tomada de fé, que a Igreja”, pondera.
A programação comemorativa aos 60 anos da Asa contou com descerramento de placa alusiva à celebração das décadas de missão iniciada no pastoreio de Dom Avelar Brandão Vilela. O vice-presidente da Asa, padre Fábio Fernandes, destacou a beleza da Igreja que vai ao encontro dos mais necessitados através da Asa. “Como é bom ver que há 60 anos temos este gesto concreto da beleza da Igreja de Teresina que se preocupa com o próximo”, pontua.