A programação inicia nesta sexta (17) no Centro Pastoral Paulo VI
Nascida de um gesto de amor e solidariedade no pastoreio de Dom Avelar Brandão Vilela, a Ação Social Arquidiocesana (Asa) celebra este ano 60 anos da missão de acolher e amar as pessoas mais vulneráveis da sociedade. A programação de aniversário inicia nesta sexta-feira (17), às 8h, com missa na Capela de São Miguel Arcanjo (Centro Pastoral Paulo VI), seguida de descerramento de placa comemorativa. As festas seguem durante todo o ano com atividades de exposição e apresentação dos serviços, fórum de serviço social e jantar festivo para fechar a programação.
Francizete Veras é coordenadora administrativa da Asa e também celebra 30 anos dedicados à missão da Igreja de Teresina. Para ela, a instituição é um dom de Deus. “A Asa tem um mandato de Jesus Cristo que é ‘Eu vim para que todos tenham vida e tenham vida em abundância’. Este é um belo dom de Deus que nos mostra o quanto a Arquidiocese de Teresina se preocupa com o próximo, com os mais necessitados”, menciona.
A Asa nasceu de um gesto de amor, vive por amor e caminha amando, com atitudes e serviço aos mais vulneráveis por meio de projetos nas áreas de saúde e assistência social. Projetos como o Lar da Fraternidade, Lar de Misericórdia e Centro Maria Imaculada vão de encontro àqueles que necessitam de cuidados especiais para a saúde.
Na área social, crianças, jovens e adultos têm suas vidas transformadas a partir de projetos como Cidadania Ativa, Centro Novo Santo, Casa de Zabelê, Centro Esperança Garcia, Selo Unicef Piauí, Lar de Santana e dentre outros. O presidente da Asa, padre Tony Batista, pontua que a Igreja de Teresina tem cumprido sua missão.
“Deus tem dado asas a ‘Asa’. E queremos sempre voar com os outros, procurando as alturas do amor pelo serviço. É bom contemplar do alto as maravilhas que Deus opera por meio da nossa entrega, doação. As dificuldades que enfrentamos ao longo da sua bela história são assumidas como estímulo para servirmos mais e melhor. Afinal, temos bem presente o que o Senhor nos diz através do grande profeta Isaias: ‘Os que esperam em Deus renovam suas forças, criam asas, como águias, correm e não se fadigam, podem andar que não se cansam’(Is.40,31)”, finaliza.
A equipe de colaboradores da Asa e os membros de todos os projetos estão na expectativa para as festividades. “Estamos trabalhando com muito afinco e amor para realizarmos da melhor forma esta comemoração. Olhar para trás e ver quantas pessoas tiveram suas vidas transformadas, por meio das mãos da Igreja de Teresina, nos empolga e impulsiona nesta comemoração”, reforça Francizete.
PROGRAMAÇÃO
17.06
8h – Missa Capela São Miguel Arcanjo
10h – Descerramento de Placa Comemorativa
09.08 – Noite da Comunicação e Exposição dos Serviços
27 e 28.10 – Fórum de Estudo do Serviço Social
07.12 – Concerto Sinfônico e Jantar Comemorativo