No dia 08 de maio a Igreja celebra mais um dia Mundial das Comunicações Sociais, proposto pelo Vaticano há 50 anos. Em comemoração a esta data, nesta sexta-feira (06), os alunos do Icespi (Instituto Católico de Estudos Superiores do Piauí) e os seminaristas do Seminário Maior Sagrado Coração de Jesus participam de um momento de partilha e discussão da mensagem do Papa Francisco para este dia.
O encontro, organizado pelo Icespi, contou com a presença do bispo de Picos Dom Plínio José, bispo referencial para a comunicação do Regional NE4 da CNBB, que assumiu a missão de ser o conferencista do evento. Além dele, participaram do encontro o professor de comunicação do Icespi Padre José Raimundo e o doutor em Teologia da Comunicação, Frei Lopes.
Este ano o tema proposto para o Dia Mundial das Comunicações Sociais, celebrado também no dia da Ascensão do Senhor, é “Comunicação e Misericórdia: um encontro fecundo”, trazendo destaque para importância de “criar pontes, favorecer o encontro e a inclusão, enriquecendo assim a sociedade”.
O público que participou do encontro, entre eles, alunos do Icespi e seminaristas, considerou o momento de grande relevância, em especial pelas discussões apresentadas em torno da comunicação como forma de evangelização, como pontua o seminarista Isaías Pereira.
“Foi importante, em especial, para nós seminaristas que seremos futuros padres, para que já tenhamos o desejo de fazer uma comunicação autêntica, boa e de qualidade. É essencial para nos darmos conta de como a Igreja pode usar de forma positiva a comunicação como forma de evangelização”, comenta Isaías.
Segundo Isaías, Dom Plínio destacou a comunicação da Igreja desde o princípio, e sua evolução, bem como a importância de se investir em diversos meios de comunicação para levar a boa mensagem de Cristo.
Por Josiane Sousa