“Como gostaria que todos os batizados pudessem, no decurso do Jubileu Extraordinário da Misericórdia, experimentar a alegria de pertencer à Igreja!”: com essas palavras, o Santo Padre inicia a mensagem para o 53º Dia Mundial de Oração pelas Vocações, a ser celebrado em 17 de abril de 2016, no IV Domingo da Páscoa (Domingo do Bom Pastor).
Prossegue a mensagem: “A Igreja é a casa da misericórdia e também a «terra» onde a vocação germina, cresce e dá fruto”, diz ainda o Papa Francisco na mensagem que tem como tema “A Igreja, mãe de vocações”.
Portanto neste dia todos os fiéis da nossa Igreja são convidados a orar pelos irmãos filhos de Deus que tem vocação para se doar à ação evangelizadora. O Papa Francisco tem dito que a conversão e a vocação são como que duas faces da mesma medalha, interdependentes continuamente em toda a vida do discípulo missionário. Ele acrescenta ainda que o chamado de Deus se dá através da mediação comunitária. “Deus chama-nos a fazer parte da Igreja e, depois de certo amadurecimento nela, dá-nos uma vocação específica”, relata o pontífice na mensagem.
O caminho vocacional é feito juntamente com os irmãos e as irmãs que o Senhor nos dá: é uma con-vocação. “O dinamismo eclesial da vocação é um antídoto contra a indiferença e o individualismo”, lê-se no documento.
Cabe a reflexão que neste dia dedicado à oração pelas vocações, diz o Papa, o desejo é de exortar todos os fiéis a assumirem as suas responsabilidades no cuidado e discernimento vocacionais.
Aqui em Teresina, a Pastoral Vocacional Arquidiocesana organiza uma vigília que será realizada no sábado (16 de abril) para que toda a comunidade participe e se una em oração a partir das 19h na Igreja São Benedito. O coordenador, padre Daniel Rodrigues, reforça que a “vocação surge na comunidade e brota do coração de Deus. Devemos então rezar pelas vocações”, convoca.
O sacerdote orienta ainda que a equipe vocacional da pastoral está sempre exercendo sua missão principal que é ir ao encontro da comunidade “através da animação e realização de encontros, missas e retiros de um modo geral e também a presença nas paróquias para criar as equipes vocacionais e contribuir na identificação e despertar aqueles que tem o dom. Assim encaminhamos para essa rica caminhada religiosa”, reforça.
Então o convite abrange todos os níveis e âmbitos da nossa Igreja como um atendimento ao convite do Papa Francisco que na conclusão da mensagem, pede que bispos, sacerdotes, religiosos, comunidades e famílias cristãs que orientem a pastoral vocacional nesse sentido, acompanhando os jovens em percursos de santidade.
“Disponhamos, pois, o nosso coração para que seja ‘boa terra’ a fim de ouvir, acolher e viver a Palavra e, assim, dar fruto”, finaliza o Santo Padre.
MENSAGEM DO PAPA FRANCISCO
PARA O 53º DIA MUNDIAL DE ORAÇÃO PELAS VOCAÇÕES
Por Vera Alice Brandão