A Procissão do Bom Jesus dos Passos é a uma das mais antigas manifestações religiosas do Estado. Em Teresina a Arquidiocese convida os fiéis para esse momento religioso que acontece durante a Quaresma, uma semana antes da sexta-feira santa, portanto amanhã, dia 18. E o convite é para todos os fiéis da nossa Igreja participarem desse encontro de fé que faz memória ao trajeto percorrido por Jesus Cristo desde sua condenação à morte, após ter sido crucificado no calvário.
Nosso Senhor dos passos, ou Senhor Bom Jesus dos Passos, é uma invocação de Jesus Cristo e uma devoção especial na Igreja Católica a ele dirigida. De acordo com o Padre Luís Eduardo, “a história desta devoção remonta à Idade Média, quando os cruzados visitavam os locais sagrados de Jerusalém por onde andou Jesus a caminho do martírio. No século XVI se fixaram 14 momentos principais deste trajeto, embora o número tenha variado. Estes pontos principais são chamados de as estações ou os passos da Paixão de Cristo ao longo da Via Sacra”, explica.
Aqui em Teresina, a procissão tem início às 18h. De acordo com a coordenadora de liturgia da paróquia Nossa Senhora das Dores, Carla Riedel “a imagem de Bom Jesus dos passos sairá da Igreja Matriz, Nossa Senhora do Amparo, e a imagem de Nossa Senhora da Piedade da Igreja São Benedito. Nas ruas Simplício Mendes e Teodoro Pacheco elas se encontram , na 4° estação. E esse é um dos momentos de maior emoção, ato que simboliza a dor do encontro da mãe com o filho que carrega a cruz”, pontua.
Vale lembrar que esta invocação se tornou muito popular. A procissão é marcada pelo tom roxo. Por onde se passa, além das flores, lenços roxos enfeitam as janelas, fachadas, Igrejas, praças e prédios públicos. Segundo o Padre Luís Eduardo, “o roxo é a cor do amor, é a cor da piedade e simboliza o perdão de Jesus Cristo para com os pecados de seus fiéis. Quando a população se veste de roxo, quando enfeita suas casas, é a sua forma de pedir perdão pelas suas fraquezas, pelos pecados cometidos. Isso tem um valor simbólico muito forte, porque é um sentimento de renovação, de confiança no sobrenatural, no Deus Cristão. É uma grande prova de fé”, afirma.
A procissão de Bom Jesus dos Passos é um momento em que as pessoas agradecem as bênçãos alcançadas. “Toda a população se engaja, todos enfeitam suas casas de roxo e todos participam de forma igual. Tudo isso porque o sentimento é de amor pela fé. A própria procissão é uma prova de confiança na fé”, pontua ele.
O Sacerdote explica ainda que as sete paradas, que representam os passos de Jesus até a chegada ao calvário, fazem uma reflexão em torno da vida de Jesus até a salvação, “sendo um momento de entrega Dele por amor a todos nós” finaliza.
Por Vera Alice Brandão