O Batismo é o 1° sacramento da iniciação cristã. Na nossa Igreja Católica a orientação é que os pais façam a escolha dos padrinhos baseado na vivência da fé em Cristo. De acordo com o Coordenador da Pastoral do batismo da Arquidiocese de Teresina, diácono Artur Pereira, alguns critérios podem auxiliar na escolha correta e consequentemente no firmamento de uma parceria que se estenderá por uma vida inteira.
E é pensando nessa parceria que a pastoral do batismo promove dia 20 de fevereiro, a partir das 19:00, formação para os coordenadores da pastoral do batismo. Será na Igreja de Santa Teresinha no bairro Dirceu Arcoverde, na zona sudeste de Teresina. O momento tem a coordenação da Pastoral Arquidiocesana do batismo e será o terceiro encontro do ano. O primeiro foi na Igreja de Santa Luzia, no bairro Promorar, e o segundo foi na Igreja Santa Joana D`arc, no Mocambinho.
Para Artur Pereira “o objetivo é junto com a coordenação de catequese orientar os coordenadores para que estes junto as suas comunidades possam disseminar a mensagem de que o batismo é o primeiro sacramento da iniciação cristã. Não é apenas batizar. Os pais e padrinhos precisam ser conscientizados de que estão iniciando os seus filhos na Igreja”, explica.
Para participar da formação não há necessidade de inscrição. “O interessado deve se fazer presente na Igreja de Santa Teresinha e se integrar. Queremos é formar multiplicadores. Quanto mais representantes de diferentes foranias, conseguiremos atingir os nossos objetivos junto à sociedade com a mensagem que rege a nossa Igreja Católica: a evangelização”, convoca o diácono.
Na programação estão previstos momentos de oração, reflexão e leitura orante.
Por Vera Alice Brandão