A Assembleia Interparoquial da Paróquia Nossa Senhora do Ó e Conceição e São Francisco de Assis é um encontro anual e abre o calendário de ações da Comunidade religiosa da cidade de Valença, localizada há pouco mais de 180 quilômetros de Teresina. A ação será dia 30 de janeiro (sábado). Membros de grupos, movimentos, pastorais e catequistas estarão reunidos para participar do momento que esse ano trabalhará o tema: “Igreja, casa da iniciação à vida cristã”.
Motivados pela orientação da Igreja Católica de Teresina que definiu em novembro do ano passado, na Assembleia Arquidiocesana de Pastoral, ênfase nas ações para o biênio 2016-2017 com foco em formação, missão e iniciação à vida cristã. As promoverão o encontro com a participação dos coordenadores das comunidades rurais e terá início às 8h da manhã.
Para o padre Klebert Viana, pároco da Igreja de Nossa Senhora do Ó e Conceição, “é necessário parar, avaliar e sem dúvidas propor a partir daquilo que foi pensado. Essa Assembleia apresenta novos horizontes e rumos. Quando temos a comunidade junta e reunida podemos fazer um projeto mais participativo. Portanto, dessa forma há um maior comprometimento e engajamento das pessoas. Assim, a Igreja fica forte e consegue seguir com a missão” analisa o sacerdote sobre a importância do encontro.
Em anos anteriores o pároco reforça que essa ação anual tem gerado frutos positivos para o trabalho de evangelização. “O resultado é a integração das paróquias; a reanimação da pastoral familiar e também da pastoral da criança. Pois esse é o nosso objetivo principal, fazer a missão andar” comemora.
Além da reanimação, o envolvimento da juventude nas ações pastorais é outra conquista que anima e motiva a realização de mais uma Assembleia. “Uma coisa que avançamos na nossa Paróquia foi a participação dos jovens na Igreja através do EJC (Encontro de Jovens com Cristo) e depois inserindo-os nas pastorais. É gratificante vê-los comprometidos com a missão” finaliza Padre Klebert Viana.
Por Vera Alice Brandão