A Arquidiocese de Teresina e a Prefeitura Municipal firmaram parceria e juntas realizarão ações que visam à conscientização da população no combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.
Durante reunião na sede do Centro Pastoral Paulo VI, que contou com a presença de membros da Igreja e do Prefeito de Teresina Firmino Filho, o nosso Vigário Geral, Padre Tony Batista reforçou que a Igreja Católica irá somar esforços “já que esse é um compromisso de todos nós. Não podemos permitir que toda uma geração de crianças tenha o seu desenvolvimento comprometido”, disse.
Padre Tony garantiu empenho e reforçou que a Arquidiocese de Teresina irá abraçar a causa. “Os nossos párocos ficarão com a missão de pedir aos nossos fiéis católicos esse olhar atento” explica.
O encontro contou com participação dos arcebispos eméritos Dom Miguel Fenelon e Dom Celso Pinto que também se comprometeram em solicitar o envolvimento da comunidade católica nas ações de combate ao mosquito Aedes aegypti.
Firmino Filho ressaltou a importância do engajamento de todos no plano que vem sendo desenvolvido pela Prefeitura Municipal para evitar a proliferação de doenças como a dengue, zika e chikungunya. “O desafio é o combate à proliferação do mosquito. Estamos no período chuvoso e o pico dos casos de dengue vem ocorrendo normalmente em maio. Além da dengue, estamos enfrentando o zika vírus, que tem como vetor o mesmo mosquito. Ele é o causador de microcefalias em crianças e essa proliferação pode comprometer toda uma geração. Por isso a nossa preocupação. A microcefalia causa danos por toda a vida”, comentou Firmino Filho aos membros da Igreja.
DADOS
Até agora foram registrados 77 casos de microcefalia no Piauí, sendo 37 deles em Teresina. A Prefeitura vem desenvolvendo ações diretas junto às comunidades. Aos sábados estão sendo promovidas as Faxinas nos Bairros, em que a população é convidada a limpar o seu quintal e colocar o lixo acumulado nas calçadas para que o carro da coleta recolha.
Além disso, os agentes de endemias e cerca de 150 homens do Exército estão fazendo visitas diariamente às residências, comércios e terrenos baldios, fazendo um trabalho de conscientização e monitorando os focos de mosquito.
Com Informações da PMT
Foto: Renato Bezerra