Começa hoje, (15), o 10° Retiro Espiritual da Fazenda da Paz. O encontro que vai reunir acolhidos e colaboradores da Instituição será realizado na Comunidade Luz e Vida que fica localizada no povoado Cacimba Velha, zona rural de Teresina.
De acordo Priscila Sousa, assessora de imprensa da Fazenda, que acolhe dependentes químicos e colabora para que estes venham a se livrar do vício das drogas, o momento visa “propor o crescimento espiritual e o fortalecimento da fé. A iniciativa que está na décima edição reforça a metodologia implementada na Fazenda no apoio aos acolhidos e que se fundamenta no tratamento, na laboterapia e na valorização da espiritualidade” explica.
A programação se estende até o dia 17 (domingo) e através da oração ofertará aos presentes reflexões sobre a palavra de Deus contribuindo para que ao término do encontro os participantes possam levar o testemunho adiante.
O tema do retiro será “Encontro com Deus e consigo mesmo” e será ministrado pelo padre Tony Batista, Vigário Geral da Arquidiocese de Teresina. “Atendendo apelos dos irmãos que lutam contra as drogas e seguindo a voz do meu coração, sigo para a Fazenda da Paz onde pregarei retiro para todos os dependentes químicos – de todas as unidades – daquela fazenda, neste fim de semana. Que o Espírito derrame sobre mim a sabedoria necessária para atingir seus corações e a eles a abertura de coração para acolher a Palavra de Deus” invoca.
Estão previstos ainda momentos de oração, pregações, adorações e missas.
Padre Tony lembrou ainda a passagem bíblica “Sede misericordiosos como também o vosso Pai é misericordioso. Não julgueis e não sereis julgados. Não condeneis e não sereis condenados. Perdoai e sereis perdoados. Dai e dar-se-vos-á. Colocará nos vossos braços uma boa medida, calcada, sacudida, transbordante. Porque a mesma medida que usardes para os outros será usada para vós” Lc.6,36-38 e pediu a oração dos fiéis.
De acordo com a Eneida Lustosa, presidente da Fazenda o retiro “é um momento de transformação para os acolhidos. Podemos perceber que depois dessa experiência eles adotam mudanças de atitude que se aproximam daquilo que o Pai nos ensina. Se tornam mais misericordiosos” finaliza.
O trabalho da Fazenda da Paz
Em 21 anos de existência a Fazenda da Paz, apoiada pela Arquidiocese de Teresina, já realizou 20 mil atendimentos, 15 mil internações e 10 mil graduações. Cerca de 48% dos acolhidos foram reinseridos no mercado de Trabalho. Com unidades em Teresina e na vizinha cidade de Timon-MA, a instituição é reconhecida por ter o melhor trabalho de acolhimento com resultados de tratamento terapêutico do Brasil. Através de convênios com instituições públicas e privadas, a Fazenda da Paz hoje conta com uma estrutura que presta atendimento psicossocial a cerca de 130 acolhidos. Lá são oferecidos tratamento psicológico e formação espiritual.
Por Vera Alice Brandão