O jubileu é uma comemoração religiosa da Igreja Católica, celebrada dentro de um Ano Santo, mas o que difere deste é que a celebração jubilar é feita de 50 em 50 anos. A Paróquia de São José Operário, na Vila Operária vivencia esse momento através do jubileu de acolhida do ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro com uma Santa Missa que será realizada no dia 2 de fevereiro, na Praça São José às 20h.
A celebração terá a presença do padre Robson de Oliveira, reitor do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, templo católico brasileiro localizado no município goiano de Trindade, sendo a única basílica no mundo dedicada ao Divino Pai Eterno. Padre Robson trará consigo o ícone peregrino de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.
Serão celebrados os 150 anos de devoção ao ícone que aqui no Piauí já tem 59 anos de história. História que começou com os primeiros redentoristas que vinheram ao Piauí para missões populares. Na época o Papa Pio IX entregou o ícone para os missionários e solicitou a eles que essa devoção se espalhasse pelo mundo inteiro. Ao chegar a terras piauienses os redentoristas receberam do então Arcebispo Dom Avelar Brandão Vilela a missão de administrar a paróquia. Passados os anos, a devoção a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro só amentou e hoje está presente em mais de 50 países. É a segunda maior devoção mariana do mundo.
E para marcar a fé daqueles que entregam e confiam suas vidas à Mãe – Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, a Paróquia em Teresina realiza além da Santa Missa uma vasta programação comemorativa que teve início em junho de 2015 e será concluída em junho desse ano. Ainda em fevereiro (no período de 17 a 20) será realizado um seminário com a participação do Padre José Grzywcz, missionário redentorista que atualmente vive no Estado da Bahia, mas é polonês. O tema do seminário será “O ícone do Perpétuo Socorro e a Misericórdia”.
Hélio Sousa é devoto de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro há 6 anos. “São seis anos de graças alcançadas. A ela entrego a minha vida. Sou grato e sei que Nossa Senhora está comigo. Ela me curou dos problemas de saúde e me mantém firme na fé” se declara.
Recentemente a Igreja da Vila Operária passou por reforma. Hoje são 13 horários na terça-feira. Em dia de novena passam por lá mais de 15 mil pessoas.
“Iremos marcar essa importante data motivados pela incumbência recebida do Papa Pio IX que disse ‘tornai reconhecida e amada por todo o continente’ essa devoção. O objetivo do ano jubilar é divulgar mais ainda a devoção e eu aproveito para convidar todos os fiéis católicos da nossa Igreja para participar desse momento ” finaliza Padre Carlos Alberto.