A sociedade moderna é marcada pela falta de tempo e de proximidade entre as pessoas. Uma das justificativas é que, cada vez, está difícil conviver com indivíduos de personalidades e atitudes distintas. Na tentativa de ajudar o telespectador, o programa Em Tuas Mãos buscou respostas para a questão: como conviver com pessoas de temperamento difícil. O resultado foi exibido no quadro Bons Conselhos.
A ajuda foi dada pelo padre Antonio Barbosa , pároco da igreja de Nossa Senhora da Paz. De acordo com o religioso, os problemas se tornaram mais constantes porque a sociedade vive uma situação de desequilíbrio.
“Nossa vida deve ser balizada em sabedoria, física e espiritualidade. Não há um ponto mais importante que o outro. Devemos investir em todos de forma igual e para que possamos saber conviver com pessoas de qualquer tipo”, disse o padre.
Uma das situações mais comuns é quando uma pessoa trata mal a outra sem motivos aparentes. A falta de compreensão e educação, de acordo com o conselheiro do quadro, deve ser respondida de forma amável por parte do ofendido.
“Eu só posso dar o que eu tenho. Se eu for tratado mal, eu devo tratar com compaixão oferecendo ao agressor o que ele precisa receber, que é a paciência e o amor, do que a minha raiva e a minha opressão”, explica padre Antônio Barbosa.
Outro fator destacado para explicar a falta de tolerância na convivência é a falta de auto avaliação por parte dos indivíduos. O padre critica que a sociedade atual tem esquecido a importância de silenciar e de entrar em íntimo contato com Deus.
“A gente alcança o Pai de joelho, no silêncio e com olhos fechados. Hoje, as pessoas estão esquecendo de fazer silêncio. Só assim, refletindo, é que se muda uma postura. Sempre é tempo de mudança e sempre é tempo de amor”, aconselha.