Era madrugada do dia 6 de janeiro, quando três Reis Magos, guiados por uma estrela, receberam a mensagem de um anjo, de nome Gabriel, e partiram ao encontro do menino Jesus que acabara de nascer. De lá até os dias atuais esta data tornou-se especial e mesmo com a passagem dos séculos a tradição permanece e a humanidade celebra o Dia de Reis. Amados pelos fiéis católicos da nossa Igreja os três Reis, os primeiros a adorar e homenagear o Salvador tornaram-se figuras importantes da mais antiga história do mundo: O nascimento de Cristo!
De acordo com o padre João Matos, pároco da Capela de São Miguel Arcanjo, “os Reis Gaspar, Belchior e Baltazar eram astrólogos e após descobrirem a existência da estrela e estudá-la conseguiram chegar a Belém, no local exato onde já se encontravam Maria com o menino Jesus em seus braços, na companhia de José. Os Reis chegaram com seus presentes que tem importante significado. Levaram ao filho de Deus ouro que representa a realeza, o incenso e a mirra que manifesta a imortalidade e a conservação” explica.
A data marca além da veneração aos reis Magos, o encerramento para os católicos das festividades natalinas – sendo o dia em que são desarmados os presépios e, por conseguinte são retirados todos os enfeites natalícios. Foi também no século VIII, que a Igreja Católica reconheceu e converteu os três Reis Magos em santos católicos.
Padre João lembra ainda que na região nordeste do País essa tradição é festeja e muitas famílias se organizam e na noite do dia 06 saem em peregrinação visitando casas e com o auxílio de instrumentos fazem belas cantorias. “É uma manifestação linda de se ver. Famílias inteiras recebem os irmãos com vestimentas que simbolizam essa importante passagem do nascimento do Rei. E são recebidas com carinho pelos irmãos. Há também o momento de doação de valores que são direcionados às famílias carentes da região, portanto essa ação singela representa de forma fiel àquilo que os Reis nos ensinaram: o amor ao próximo. Afinal foram eles os primeiros a amar Jesus” pontua.
A cantora e mãe de família Silmara Castro é devota dos santos Reis e diz que “eles representam a humildade e a crença absoluta. São exemplos porque foram tocados. Receberam a mensagem e não desrespeitaram mesmo tendo sido imposto a eles a delação quanto ao local onde viria a nascer o menino Jesus. Respeitaram os preceitos de Deus” reforça.
Portanto hoje, dia 6 de Janeiro, é uma data para se comemorar e se inspirar nos exemplos deixados por Gaspar, Belchior e Baltazar. “Seja fraterno, solidário e adore Jesus” finaliza Padre João Matos.
Por Vera Alice Brandão