A Fazenda da Paz, apoiada pela Arquidiocese de Teresina, no ano de 2015, obteve conquistas importantes para o aprimoramento dos serviços prestados aos dependentes químicos e a sociedade. A instituição inaugurou a Comunidade Terapêutica Mãe da Misericórdia, localizada na cidade de Valença. Encontra-se ainda em tramitação a abertura da comunidade feminina “Maria Madalena” que abrigará mulheres dependentes químicas e bebês que estejam na fase inicial da infância, com até 2 anos.
Graças as muitas parcerias que a Fazenda da Paz possui, conseguiu a reinserção no mercado de trabalho de quase 70% dos concludentes do tratamento na instituição. São oferecidos cursos de Técnicas Agrícolas, Manutenção de Computadores, Marcenaria e Torneiro Mecânico, em parceria com a instituição suíça Brucke Le pont.
Os acolhidos na instituição podem participar de cursos técnicos de educação a distância, preparatórios para Pronatec e Enem, além de aulas de Educação para Jovens e Adultos – EJA, em parceria com a Secretária de Educação – Seduc, uma iniciativa de integrar tratamento e reinserção social nas comunidades terapêuticas.
A Fazenda da Paz oferece também a sociedade oportunidades de qualificação profissional, através dos cursos ofertados em parceria com a Fundação Wall Ferraz e a Secretaria Municipal de Trabalho, Cidadania e Assistência Social (Semtcas). Foram formadas turmas de Auxiliar de Cozinha, Cozinheiro Industrial, Cabeleireiro e Torneiro Mecânico. Assim a educação profissional ajuda na melhoria da qualidade de vida de um número maior de pessoas beneficiadas por essas instituições.
O Restaurante Popular administrado pela Fazenda da Paz, em parceria com a Prefeitura de Teresina e a Semtcas, além de oferecer a população refeições diárias balanceadas a custo baixo, também se tornou referência como Restaurante-Escola para os alunos e alunas dos cursos profissionalizantes, aliando teoria à prática.
Conceição Alves, aluna do curso de Auxiliar de Cozinha destaca a oportunidade de qualificação profissional. “É muito bom para gente ter mais conhecimento. Eu aproveitei muito as aulas, tirei muitas dúvidas. E o meu desejo agora é conseguir uma vaga no mercado de trabalho, naquilo que eu gosto de fazer”, ressaltou.
A Fazenda da Paz, atua há 21 anos no resgate de vidas da dependência química e alcoolismo, em Teresina e Timon, mas acredita que projetos voltados para a educação também sejam primordiais para que a população possa alcançar melhorias de vida, como destaca o coordenador geral da instituição, Célio Barbosa. “A Fazenda da Paz, em suas comunidades terapêuticas possibilita aos acolhidos, oportunidades de aprendizagem educacional e profissionalizante, para que ao término do tratamento possam ser integrados no mercado de trabalho, de maneira mais eficiente”, declarou.
Por Ascom Fazenda da Paz