O Arcebispo de Teresina, Dom Jacinto Brito, participou de um entrevista especial no programa de Natal do Em Tuas Mãos. A motivação, a princípio, era apenas comentar sobre a composição do presépio, mas o pastor destacou que a representação da cena do nascimento de Jesus Cristo destaca a importância de vivermos em família – a igreja doméstica.
“O presépio nos fala de humildade. Por isso que São Francisco, antes de morrer, o criou para exaltar as circunstancias do nascimento de Cristo. O casal Maria e José estava em uma situação de migração e Deus nos surpreendeu. José e Maria estavam juntos sempre. E foi assim que Deus sempre quis desde o começo. Pai e mãe juntos”, explica o bispo.
Com esta observação, o pastor esclarece nada mais natural para a humanidade, sobretudo os cristão católicos, do que viver em família. É na família que se encontra refúgio, carinho e força para seguir a vida e para viver tal qual os preceitos ensinados por Jesus a pedido do pai celestial. Só assim, podemos cumprir os planos do Altíssimo.
“Por isso devemos tentar imitar a Sagrada Família. Maria nos passa a lição de acolhimento do projeto de Deus. José é a disponibilidade. O homem não fala, não questiona. Sempre obedece e é dócil. Jesus, ao invés de se elevar, se abaixa a condição humana e está sempre de braços abertos. ‘Vinde todos a mim’. Esta é a verdadeira mensagem de Natal”, disse.
Análise
Dom Jacinto também avaliou o ano de 2015 para Nossa Arquidiocese de Teresina. Determinado com o ano da Família, o bispo afirmou que foi um período abençoado de valorização e de trabalho pela instituição que está na base da igreja Cristã. Ele também destacou que família deve ser compreendida como o futuro das sociedades.
“O destino da humanidade passa pela família. Por isso que a igreja investe tanto na família. O equilíbrio do ser humano depende da família. A família é tão importante que a igreja a chama de igreja doméstica. E que neste natal a igreja doméstica possa se elevar a Deus e que possamos cair nos braços do menino Jesus e curarmos nossas feridas”, desejou o arcebispo.
Felicitações
“O natal é um grande festa de confraternização, de estar juntos. Tudo decorrer desse encontro com Cristo que quer, mais uma vez, nascer em nossos corações. Então que neste natal, possamos destacar, acima de tudo, a alegria de estar sempre com Jesus. Um feliz natal a todos”!