Advento é tempo de preparação para o Natal, período que antecede o nascimento de Cristo. Mas como nós cristãos devemos nos preparar para vivenciar esse momento que celebra a chegada do Menino Jesus? Como preparar os nossos corações para a chegada do Filho de Deus? O Programa em Tuas Mãos foi em busca desses ensinamentos e promoveu reflexões no quadro Bons Conselhos. Em uma entrevista com o Padre Carlos Wagner a lição maior do período foi a importância de preparar o coração e deixar que ele seja como uma manjedoura “que sabiamente foi preparada por Maria para acolher o filho amado”, reforça o Sacerdote.
O jornalista Lívio Galeno conduziu a entrevista e iniciou a conversa com o Padre Carlos Wagner lembrando da simplicidade do nascimento do Menino Jesus. Ao abordar o padre Carlos Wagner o repórter relembrou que ao redor estavam os animais, Maria, José e uma manjedoura que iria abrigar o Filho do Pai.
“Ele se fez homem e pelo poder de Deus se formou no ventre de Maria, uma jovem mulher pura, sempre voltada para as coisas do alto. Ela também como todo o povo de Israel esperava a vinda do salvador, nosso redentor. E como mãe tratou de se preparar na oração e é isso que devemos ter em consciência e em nossos corações. Não é somente a celebração das festas e presentes. Isso tudo são fantasias”, reflete o Padre Carlos Wagner.
Portanto a lição principal e o mais importante é nos prepararmos para acolher o Senhor dos senhores, o Rei dos reis que “também quer visitar na humildade do seu coração, o nosso próprio coração”, explica.
Ainda durante a conversa com o padre auxiliar da Catedral Nossa Senhora das Dores lembrou que “ao nos aproximarmos das pessoas mais humildes, ajudando elas a superar as dificuldades é também um gesto que deve ser praticado. O Sacerdote reforçou que para “nós cristãos a melhor preparação para o natal é nos voltarmos para os humildes, pois neles se encontra Jesus. Não podemos esquecer e não agir assim só nesse período. Ele vem ao nosso encontro diariamente através dos pobres e dos mais humildes”, refletiu.
Na entrevista, o Padre Carlos Wagner fez questão de esclarecer sobre o que é para que serve uma manjedoura. Ele ressaltou que a simplicidade do nascimento de Jesus deve nos inspirar todos os dias. “Uma prova dessa simplicidade está evidente na Sagrada Escritura. Ele estava cercado de pastores, gente humilde, pessoas que guardavam seus animais e que foram avisados pelo anjo da chegada do Senhor e vieram cantando alegremente. Para quem não sabe manjedoura é o lugar onde se coloca o capim para os animais comerem e foi essa a escolha de Maria. Ela preparou tudo com amor”, reforça.
Ao final da entrevista o Padre Carlos Wagner fez mais um pedido. Convocou os fiéis católicos para que não transformem o Natal em “sinônimo de festas luxuosas”.
“É o momento de chamar os pastores, aqueles que vivem nas nossas ruas e ajudarmos. Dar um café para alguém que amanheceu com fome. As bem aventuranças que o próprio Cristo falou. Vamos compartilhar o que temos. Jesus disse que quando vier pela segunda vez vai dizer:
estava com sede e me deste de beber ,estava nu e me vestistes, estava doente e foi visitar, estava no cárcere foi me ver. Portanto, quando fizestes pelos irmãos estarão fazendo por mim. Esta é a maior mensagem de Natal e é ela que deve nos inspirar na preparação”, finaliza.
Por Vera Alice Brandão