O Natal se aproxima e com ele todas as festividades pelo nascimento de Jesus Cristo. Para que essa época do ano seja bem vivida a Igreja Católica instiga os fiéis a se dedicarem a reflexão e preparação. Assim, nasceu o advento, mas o padre da Arquidiocese de Teresina, Daniel Rodrigues, dá orientações para que esta época seja bem vivida.
“No advento nos preparamos para celebrar o nascimento de Jesus. Temos que pensar, sobretudo, na vida e no coração de cada um de nós. Festas são importantes, mas não essenciais. Elas são bem vistas desde que contemplem o verdadeiro significado do Natal”, alerta o religioso.
E já se passaram quatro semanas desde o fim do ano litúrgico. As duas primeiras semanas foram destinadas a se refletir sobre a segunda vinda de Jesus Cristo ao mundo, a vinda definitiva. Nas duas últimas semanas se relembrou todo o contexto do nascimento do Salvador dos povos a primeira vez na história da humanidade.
“Cristo tem que ficar nas nossas vidas. O Advento não é só o tempo q antecede o Natal. Devemos estar sempre orantes e vigilantes para não estarmos contra as propostas de Deus. O Pai não quer saber de aparências, ele quer saber de nossos corações. Por isso, devemos estar vigilantes”, explica padre Daniel.
Para bem viver o período, se faz necessário adotar postura de oração, penitência e até jejum. O padre arquidiocesano, que também dirige o Seminário Menor Propedêutico, defende, ainda, que essas ações devem culminar com uma verdadeira conversão e mudança de vida. Se não, estaremos, apenas, nos enganando.
“Devemos nos preocupar com os irmãos que mais necessitam. É época de caridade para com o próximo. Assim como uma mulher grávida se prepara para a chegada do filho, nós cristão devemos nos preparar para que Cristo nasça em nossos corações, para que Cristo não seja abortado de nossos corações”, defende o pastor.
Outro conselho importante deixado pelo religioso é que os fiéis possam sempre freqüentar verdadeiramente as celebrações eucarísticas pois é somente nas liturgias de cada dia, geralmente focadas nas palavras deixadas pelo profeta Isaias, que se encontrará a verdadeira orientação para vivenciar o Natal como Deus deseja.