O vocábulo “conceição” é sinônimo de “concepção”. O dogma, proclamado por Pio IX no fim do século XIX, afirma que a mãe de Jesus, Maria, foi concebida sem a mancha do pecado original, isto é, de forma imaculada (pura). Todo ser humano nasce com o pecado original, mas Maria gozou do privilégio da concepção pura, porque ela estava predestinada a ser a mãe de Deus, isto é, a mãe de Jesus.
E o dia 8 de dezembro de forma especial dedica-se àquela que “aceitando a sua missão de maternidade age em resposta a sua vocação de aceitar a encarnação de Jesus Cristo em nosso mundo. Uma prova de serva!” explica o Padre Cristiano Batista que é pároco da Paróquia Imaculada Conceição de Maria.
Vale reforçar que os dogmas não significam a criação de uma nova doutrina. Eles estão sempre fundamentados na Bíblia Sagrada e na tradição sagrada, direta ou indiretamente.
Maria de Nazaré desempenha um papel importantíssimo na vida do cristão. Ela não pode nos dar as graças, mas pode pedi-las ao seu filho, Jesus. Foi assim, historicamente, nas bodas de Canã, uma festa para a qual Jesus foi convidado e, a pedido de sua amantíssima mãe, transformou água e vinho. Jesus não costuma negar um pedido de sua mãe. No céu continua a mesma dinâmica: suplicamos a Maria e ela roga por nós a Jesus.
Em virtude da concepção pura de Maria, os católicos lhe tributam um culto especial, denominado “hiperdulia”. Aos outros santos, cultuamos com a “dulia” e a Deus, com a “latria”.
O papa Francisco é muito devoto de Maria e reza o terço diariamente e aqui todos os teresinenses terão a oportunidade de seguir o exemplo da Mãe Imaculada.
“Com o tema: Maria, servir a Deus e aos irmãos a Paróquia Imaculada Conceição de Maria está em festejos numa homenagem a sua padroeira e realiza amanhã, dia 08 de dezembro, às 17:30h uma grande procissão pelas ruas do bairro. Após a procissão tem a Santa Missa e depois o momento festivo dos festejos” convida Padre Cristiano.
Ninguém é cristão se não for para servir. Maria é a prova. O serviço é expressão da fé cristã!
O dogma que declara a Imaculada Conceição da Virgem Maria é fundamentado na Bíblia: Maria recebeu uma saudação celestial do Anjo Gabriel quando este veio anunciar que ela seria a Mãe do Salvador. Nessa ocasião, o Anjo Gabriel saudou como cheia de graça.
Oração a Imaculada Conceição
Virgem Santíssima, que fostes concebida sem o pecado original e por isto merecestes o título
de Nossa Senhora da Imaculada Conceição e por terdes evitado todos os outros pecados, o Anjo Gabriel vos saudou com as belas palavras: Ave Maria, cheia de graça; nós vos pedimos que nos alcanceis do vosso divino Filho o auxílio necessário para vencermos as tentações
e evitarmos os pecados e, já que vós chamamos de Mãe, atendei-nos com carinho maternal
e ajudai-nos a viver como dignos filhos vossos. Nossa Senhora da Imaculada Conceição, rogai por nós.
Por Vera Alice Brandão